José Jorge Letria vence Prémio Literário em Almada

"É Tudo uma Questão de Tempo" vence prémio Literário Cidade de Almada

José Jorge Letria é o vencedor do Prémio Literário Cidade de Almada 2015 – Poesia, com a obra "É Tudo uma Questão de Tempo". O galardão foi atribuído na quinta-feira no Fórum Municipal Romeu Correia. Em 2015, estiveram a concurso 114 obras literárias originais. A obra literária de José Jorge Letria foi distinguida pelo júri constituído por Luísa Mellid Monteiro, em representação da Câmara de Almada, José Correia Tavares, da Associação Portuguesa de Escritores, e Liberto Cruz, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários. Instituído pela Câmara de Almada em 1989, o Prémio Literário Cidade de Almada é considerado uma referência nacional na área da literatura e na promoção da criação literária em língua portuguesa. Ao vencedor da edição 2015 foi atribuído um prémio no valor de cinco mil euros.
Autarquia de Almada premiou trabalho de José Jorge Letria 

"É Tudo uma Questão de Tempo", de José Jorge Letria, é constituído por 50 longos poemas unidos por "uma linha de conduta em que a solidão, a amargura, a clarividência e a nostalgia se entrelaçam a cada poema", refere o júri do concurso.
Com uma aparente serenidade o autor passa a vida a limpo para melhor se situar no entendimento da alma alheia. Simultaneamente há uma saudade do futuro expressa nos poemas dirigidos a filhos e netos como quem sabe que a morte de cada ser humano só existe para quem o amor não conta.
Expresso por vezes numa prosa poética, este livro de José Jorge Letria é "uma evidente conta corrente que procura e consegue, não raras vezes, atingir e englobar o balanço de outrem", escreve a Câmara de Almada que promove o concurso desde 1989.

Sobre José Jorge Letria 
Jornalista, poeta, dramaturgo, ficcionista e autor de uma vasta obra para crianças e jovens, José Jorge Letria nasceu em Cascais, em 1951, tendo desempenhado, entre 1994 e 2002, as funções de vereador da Cultura neste município.
Foi, desde 1970 e até 2003, redator e editor de jornais como Diário de Lisboa, República, Musicalíssimo, Diário de Notícias e Jornal de Letras, e autor de programas de rádio e de televisão, tendo sido, igualmente, professor de jornalismo.
Tem livros traduzidos em várias línguas e está representado em numerosas antologias em Portugal e no estrangeiro. O essencial da sua obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia "O Fantasma da Obra", publicados em 1994 e em 2003, ano em que completou três décadas de actividade literária.
A sua obra literária foi distinguida por vários galardões nacionais e internacionais.
Recentemente foram-lhe atribuídos o Prémio Nacional de Poesia Nuno Júdice, em 2007, para a colectânea inédita "Sobre Retratos", e o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil, em 2011, pelo livro "Avô Conta Outra Vez", com ilustrações de André Letria.


Comentários