Feira do Monte arranca em Santiago do Cacém

Começa sexta feira uma das mais antigas festas do Alentejo 

De 4 a 6 de Setembro, o Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe um evento secular, a Feira do Monte, “afirmando a sua matriz com uma forte componente de artesanato que é bastante rico e variado do concelho”, salienta Álvaro Beijinha, presidente da Câmara. O artesanato volta a ter lugar de relevo na Feira do Monte, com um espaço onde os artesãos vão estar a trabalhar ao vivo. A edição deste ano da feira, que tem lugar no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, conta com 85 expositores, dos quais 60 são locais. Circo de rua, garraiada, bailes tradicionais e tasquinhas são algumas das outras atrações da feira. Além de todas as atrações habituais, o certame conta pelo segundo ano consecutivo, no dia 6 de Setembro, com a transmissão em direto do programa “Somos Portugal”, da TVI. Álvaro Beijinha vê esta oportunidade como “extremamente importante, para a promoção do nosso território junto de cerca de um milhão de telespetadores, um número que é muito significativo e aguardamos que muitas pessoas venham ver a sua transmissão em direto e visitar a Feira do Monte”.
Artesanato é uma das atividades da Feira do Monte  

A Feira do Monte, em Santiago do Cacém, que no domingo, vai ser palco do “programa da TVI Somos Portugal”, pretende promover os “produtos endógenos”, como o “artesanato e as atividades económicas”, que “têm um peso significativo na promoção do município”, avança o presidente da autarquia. Álvaro Beijinha refere que neste evento as pessoas podem encontrar  “artesanato, produtos regionais, gastronomia, exposição do cante alentejano, uma feira franca, bem como garraiadas e animação musical”.
O autarca considera que a particularidade da Feira do Monte reside no artesanato que vai estar exposto, sendo esta “uma coisa única”, onde“cada artesão tem a sua forma própria de criar uma peça”. Álvaro Beijinha acrescenta que neste certame procuram “trabalhar com a prata da casa”, em que são convidados, na sua maioria, “grupos locais”, como os “corais alentejanos e os conjuntos musicais”.
A organização do certame acredita que o ponto alto vai ser a “exposição de artesanato”, com a “produção de peças ao vivo”, que vai dar “mais brilho à feira”. Álvaro Beijinha entende que as pessoas devem ir a este evento, porque vai ser um “espaço de diversão”, onde os visitantes vão passar um “momento agradável com boa disposição”.
Álvaro Bejinha pretende “superar as 15 mil pessoas” que participaram na feira, no ano passado, através “daquilo que têm feito no passado e no presente com a aposta no artesanato e com a vinda da televisão que é um fator de atração muito forte”.
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém fala da Feira do Monte 2015 com confiança e com boas perspetivas em termos de adesão do público: “acreditamos que vamos ter três dias de Feira muitos bons. Muita gente vai aproveitar este fim de semana para vir a Santiago do Cacém, o que é muito importante para a economia local e para todo o dinamismo que procuramos para o nosso município”.
A Feira do Monte está orçada em 50 mil euros realiza-se de sexta a domingo, é financiada pela câmara municipal, pelos colaboradores e pelos patrocinadores, estando a organização a cargo da autarquia.

Animação musical em destaque 
O cante alentejano vai ter um espaço de destaque “uma exposição sobre este Património Imaterial da Humanidade numa homenagem a um património que é de todos os alentejanos e aos grupos do Município, que irão também atuar na Feira”, revela Álvaro Beijinha.
Na Feira do Monte, os visitantes vão poder também encontrar alguns dos melhores produtos regionais, o fado ao despique, os tradicionais bailes a garraiada e a animação permanente em todo o espaço da feira.
A música também tem uma presença forte na Feira do Monte e a aposta em artistas locais é uma prática que se tem intensificado nos últimos anos. Destaque para as atuações, no dia 4, do Grupo Vozes de Além Tejo (20 horas), Grupo Tem Avondo (21 horas) e baile com Rui Soares & Lau (22h30); no dia 5, do Grupo Coral da Casa do Povo do Cercal do Alentejo (19h30), da Banda Lira Cercalense (20h30), da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artistica (21h30) e baile com Celeste Costa, Ana e Emilia Cabrita (22h30); e no dia 6, do Grupo Vozes de Além Tejo (18 horas), do Grupo Coral da Casa do Povo do Cercal do Alentejo (19 horas), o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia (21 horas) e baile com Ruben Baião (22 horas).
As portas da feira, na zona do terrado, abrem diariamente às 10 horas, e nos pavilhões de exposições às 14 horas (sexta e sábado) e 13 horas (domingo). As entradas, à semelhança das anteriores edições, são gratuitas.





Comentários