Estado apoia 12 instituições do distrito de Setúbal

"Hoje há mais 500 mil portugueses a receber apoio do Estado"

Doze instituições do distrito de Setúbal acabam de celebrar acordos de cooperação com o Instituto de Solidariedade e Segurança Social. A cerimónia de entrega dos 127 acordos a nível nacional, decorreu  na Casa da Baía, em Setúbal, foi presidida pelo Secretário de Estado, Agostinho Branquinho e pela presidente do Instituto de Solidariedade e Segurança Social e do centro distrital de Setúbal, Ana Clara Birrento. No que diz respeito ao distrito de Setúbal, por agora são doze as entidades que estabeleceram acordos com a segurança social. Mas, segundo Ana Clara Birrento, este número deve crescer. “Nós sempre que temos possibilidade de cabimentar, do ponto de vista orçamental, acordos de cooperação, fazemos a sinalização e trabalhamos de uma forma muito próxima com as instituições. Há sempre a possibilidade de aumentar os acordos. É esse o nosso objetivo”.
Estado reforça apoio social no distrito de Setúbal 
Depois da entrega dos acordos de cooperação aos representantes das instituições presentes na cerimónia, Agostinho Branquinho, Secretário de Estado da Solidariedade da Segurança Social, sublinhou a importância da parceria entre o Estado e as instituições do terceiro setor. “Estamos a levar mais longe a política de proximidade com as instituições a quem tem sido aplicada nos últimos anos. Celebramos mais 127 acordos, o que significa que há mais 1300 pessoas apoiadas pela segurança social. Hoje há mais 500 mil portugueses a receber apoio do Estado. Esta é uma das maiores conquistas civilizacionais do nosso país”, disse Agostinho Branquinho. 
Embora reconhecendo a importância de um reforço da administração central, o secretário de estado realçou que é necessário transferir competências para as instituições do terceiro setor, através da celebração de acordos de cooperação desta natureza. “Estas instituições estão mais próximas das comunidades. Têm um trabalho vincado e de qualidade. Por isso, consideramos relevante que se leve mais longe esta política de proximidade entre o Estado e as instituições, poupando recursos”.
Para Ana Clara Birrento, presidente do Centro Distrital de Setúbal e do Instituto de Segurança Social, a celebração destes acordos de cooperação é o “reconhecimento do trabalho de qualidade e, sobretudo, de proximidade e de apoio a quem necessita”, nomeadamente nas áreas da infância e da terceira idade. “As instituições são um dos pilares fundamentais da sociedade e, no distrito de Setúbal, assumem também um grande peso”, disse a responsável distrital do Instituto de Solidariedade e Segurança Social.
A cerimónia contou também com a presença dos diretores dos centros distritais de Segurança Social de Beja, Évora, Santarém, Faro, Portalegre e Lisboa.

Comentários