Centro Jovem Tabor realizou vindima solidária em Setúbal

Projeto vinha solidária é patrocinado pela Casa Ermelinda Freitas 

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, participou na 1.ª Vindima Solidária do Centro Jovem Tabor, em Setúbal, acção que se inseriu no Projeto Vinha Solidária, patrocinado pela Casa Ermelinda Freitas, de Palmela. Em comunicado, o presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, diz que a colheita da vindima do primeiro ano teve como destino o Restaurante Social da Paroquia da Nossa Senhora da Conceição e para os sem-abrigo da Cáritas. Esta iniciativa inseriu-se no Projeto Vinha Solidária, patrocinado pela Casa Ermelinda de Freitas: “A plantação de um hectare de uva moscatel, no montante total de 45 mil euros, investido em 2013”, conta Eugénio da Fonseca. O protocolo de parceria entre o Centro Jovem Tabor e a Casa Ermelinda Freitas tem ainda como objetivo a “formação dos jovens na área da viticultura” e a aquisição de parte da uva para a produção de vinho Moscatel.
Pedro Mota Soares apoiou projeto vinha solidária 

Leonor Freitas explica que o Projecto Vinha Solidária surgiu em 2013. “Existia um terreno desocupado em volta das instalações do Centro Jovem Tabor, nas Padeiras, onde plantámos um hectare de vinha, de uva moscatel”, conta. A Casa Ermelinda Freitas investiu um montante total de 45 mil euros e tem acompanhado tecnicamente os utentes do centro no tratamento da vinha. 
De acordo com a dona da casa Ermelinda Freitas, “achamos muito importante ter um projecto de reintegração e criar hábitos de trabalho às pessoas que passam pelo centro”, sublinha Leonor Freitas, explicando que o objetivo do trabalho que tem estado a ser desenvolvido em parceria é “criar competências, na perspetiva de os utentes serem cada vez mais autónomos”.
Na sexta-feira, foi tempo de colher as primeiras uvas nascidas desta vinha, num total de mais de mil quilos. Paulo Lourenço, presidente da direcção do Centro Jovem Tabor, explica que a vindima do primeiro ano é “destinada na totalidade ao Restaurante Social da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, e aos sem-abrigo da Cáritas Diocesana de Setúbal”. 
Segundo explica no seu sítio online, o Centro Jovem Tabor é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que fornece o “acolhimento prolongado” num Lar de Infância e Juventude, em regime aberto, de jovens que se encontram em situação de risco social, ao abrigo da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em perigo.
“O protocolo de parceira efetuado entre o Centro Jovem Tabor e a Casa Ermelinda Freitas tem ainda como objetivo a formação dos jovens na área da viticultura e a aquisição de parte da uva para a produção de vinho Moscatel”, explicou Paulo Lourenço. De uma forma simbólica, foram também oferecidas uvas ao ministro e ao Presidente da República, Cavaco Silva, que esteve nesse dia de visita à região.

Comentários