Comunidade Educativa homenageada em Alcochete

Autarquia recebeu os 250 professores a leccionar no concelho 

A vereadora da Educação deu início à sessão de boas-vindas à comunidade educativa do concelho de Alcochete, realçando a importância desta iniciativa, a que preside um “verdadeiro sentimento de acolhimento e um desejo de um bom ano letivo 2015/2016 para todos”. Susana Custódio destacou que “educar é um caminho que só se faz com parcerias, de forma partilhada, um caminho que não sendo muitas vezes de opiniões comuns, mas um confronto de ideias leal que tem como objetivo o bem comum”. A Diretora do Agrupamento de Escolas deu conta da dimensão do Agrupamento na atualidade: nove escolas, 3.100 alunos, 250 professores e cerca de 70 funcionários. “Queria aqui realçar a importância que o Agrupamento tem na educação com as suas escolas, mas é um papel que tem que ser articulado com a Câmara, que também tem esse papel, e destacar ainda o envolvimento de todos os parceiros que estão nesta comunidade e que apoiam as duas instituições”, referiu Maria José Gonçalves.
Comunidade escolar foi recebida na Câmara de Alcochete 

A Receção à Comunidade Educativa, que  decorreu na passada sexta-feira, no Núcleo de Arte Sacra de Alcochete, contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, da vereadora da Educação, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, da Presidente do Conselho Geral do Agrupamento , da atriz Luísa Ortigoso, protagonizou um apontamento cultural e da comunidade educativa.
Após elogiar a intervenção e colaboração de Luísa Ortigoso, responsável pelo apontamento cultural, o presidente da Câmara de Alcochete que os docentes e não docentes “são muito importantes na vida das nossas crianças e decisivos na vida dos pais que as querem ver crescer com sucesso que lhes permita vencer numa vida cada vez mais competitiva”.
Luís Miguel Franco sublinhou que “não é fácil ser-se professor ou professora em Portugal, que não é fácil dirigir um Agrupamento com a dimensão do de Alcochete, é um desafio muito importante”. “E fica aqui o reconhecimento da Câmara Municipal aos dirigentes do Agrupamento que dedicam grande parte da sua vida a gerirem um conjunto de pessoas com parcos recursos”.
O autarca reforçou a importância do estreitamento das relações entre a Câmara Municipal e os diferentes níveis de organização das escolas”, dado que “o objetivo primeiro e último é o bem-estar e a educação das nossas crianças”.
Luís Miguel Franco destacou ainda a homenagem aos 11 docentes e não docentes aposentados desde 2013, lembrando que “durante muitos anos desenvolveram a sua atividade com carinho, amor, conhecimento e determinação”.
A autarquia ribeirinha homenageou os docentes [e não docentes],  Maria Helena Rocha, Maria de Fátima Carvalho, Maria João Alegria, Maria de Lurdes Pina, Dulce Domingos Pereira, Isabel Chinchinim, Luísa Emília Seixal, Maria Felisbela Garrett, Francisco Correia, Maria Soledade Inocêncio e Maria de Lurdes Campos.
O autarca encerrou a sua intervenção com um agradecimento aos funcionários da Câmara Municipal que “diariamente dão o melhor de si na relação com o Agrupamento de Escolas e na resolução dos problemas”.

“Motivar, unir e cooperar com sucesso”
A Diretora do Agrupamento de Escolas deu conta da dimensão do Agrupamento na atualidade: nove escolas, 3.100 alunos, 250 professores e cerca de 70 funcionários. “Queria aqui realçar a importância que o Agrupamento tem na educação com as suas escolas, mas é um papel que tem que ser articulado com a Câmara, que também tem esse papel, e destacar ainda o envolvimento de todos os parceiros que estão nesta comunidade e que apoiam as duas instituições”, referiu Maria José Gonçalves.
A responsável escolar lembrou que o lema do projeto educativo é “Motivar, unir e cooperar com sucesso”, um lema “com muito significado porque podemos constatar a importância do trabalho em equipa, em colaboração com todos”.
Maria José Gonçalves referiu que o Agrupamento de Escolas de Alcochete tem muitos projetos, nacionais e só do Agrupamento, “que vão envolver muitos professores, pessoal não docente e a própria comunidade, nomeadamente o Plano Nacional de Cinema, o projeto da Feira Quinhentista e o projeto do Campo de Férias do Agrupamento”.
Isabel Cristina Fernandes, Presidente do Conselho Geral, saudou a Câmara Municipal pela iniciativa, considerando-a “um marco extremamente importante porque este é o início do ano letivo, que significa para todos aqueles que trabalham em educação o início de mais uma temporada importante de educar”.
A receção à comunidade educativa encerrou com um beberete que permitiu o convívio entre todos os participantes no evento.


Comentários