Câmara do Montijo apoia famílias na escola pública

"É importante os munícipes perceberem a dimensão da rede pública de ensino" 

Tendo como objectivo “demonstrar a importância das Actividades de Animação e Apoio à Família (vulgo serviço de complemento de horário)”, o presidente da Câmara, Nuno Canta, e a vereadora com o pelouro da Educação, Maria Clara Silva, visitaram a Escola Básica da Caneira. Ao longo dos anos, a Câmara do Montijo tem apostado na "promoção das condições necessárias para a implementação da componente de apoio à família, em particular no pré-escolar, através da colocação de pessoal não docente e do apoio financeiro aos agrupamentos para aquisição de material de desgaste, pois considera essencial dar resposta à necessidade de conciliação entre a vida pessoal e profissional dos pais e os horários dos estabelecimentos de ensino", explica a autarquia em comunicado.
Autarcas do Montijo visitaram escola da Caneira 
"Os autarcas conversaram com alguns pais, incluindo elementos da Associação de Pais do Jardim de Infância e Escola Básica da Caneira sobre a importância do apoio social que a câmara, os agrupamentos escolares e as associações de pais prestam às famílias através das actividades de enriquecimento curricular e do serviço de complemento de horário”, conta a autarquia, em nota de imprensa.
“É importante os munícipes perceberem que a rede pública de ensino no Montijo tem um desenvolvimento significativo nesta área. Praticamente todas as escolas têm Actividades de Apoio à Família, através da Câmara, e a Componente de Apoio à Família é promovida pelas associações de pais. Estes projetos precisam de ser evidenciados, pois representam um apoio muito importante às famílias e são um esforço conjunto de toda a comunidade em benefício das nossas crianças, em consonância com os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos da Criança”, afirmou Nuno Canta.
Na Escola Básica da Caneira, “em média, diariamente, participam 25/30 crianças do pré-escolar nas Actividades de Animação e Apoio à Família” que são asseguradas pela autarquia. No 1.º ciclo, “a Componente de Apoio à Família é promovida pela Associação de Pais, com o apoio logístico e financeiro da Câmara e do agrupamento de escolas, e é frequentada diariamente por 40 crianças, durante o período de aulas”, sublinha a autarquia.

.Agência de Notícias

Comentários