Setúbal adquire Mercearia Confiança do Troino

Mercearia histórica com gestão pública e privada no Bairro do Troino

A cogestão de uma antiga mercearia localizada num bairro típico de Setúbal, para a dinamização do espaço como polo de memórias de interesse patrimonial material e imaterial, foi uma das propostas aprovadas, no dia 2 de Setembro, na reunião pública ordinária da Câmara Municipal. A Mercearia Confiança do Troino, localizada junto da Praça Machado dos Santos, no coração do bairro de tradições piscatórias, vai ser revitalizada e gerida, em parceria com o proprietário do imóvel, pela Autarquia sadina. O novo espaço é inaugurado no dia 15 de Setembro.Na mesma reunião do executivo municipal, foi aprovada uma transferência para a Junta de Freguesia de São Sebastião, a partir de 1 de Outubro, de 102 mil euros com vista à execução de trabalhos de beneficiação em prédios no Bairro da Bela Vista, em Setúbal.  De acordo com a Câmara,  a Junta de Freguesia “é o parceiro mais bem posicionado no terreno para acompanhar e coordenar as intervenções a realizar nos edifícios”. 
 Troino vai ter mercearia gerida pela autarquia e proprietários 

A Câmara de Setúbal aprovou em reunião pública a celebração de um protocolo de cogestão através do qual, mediante a cedência do imóvel por um período de cinco anos pelo proprietário, a autarquia recupera as instalações para que passem a funcionar também como centro de divulgação e informação turística e de promoção e venda de produtos regionais, incluindo serviço de cafetaria.
A renovada Mercearia Confiança do Troino, a inaugurar no Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal que se festeja a 15 de Setembro, estará aberta ao público diariamente, incluindo fins de semana.
A Câmara de Setúbal sublinha na proposta de celebração do protocolo que “o comércio tradicional, como as mercearias, eram locais de convívio onde as pessoas socializavam e passavam informação entre si. A Mercearia Confiança do Troino é um exemplo vivo e representativo desse fenómeno do passado, que nos enriquece com a sua história e com a cultura ligada às vivências sociais e aos sabores e saberes regionais”.
Tanto a Câmara Municipal, como o proprietário do imóvel, Eduardo Silva, comprometem-se a desenvolver atividades destinadas a promover o espaço.
O espaço, cedido a título gratuito, é beneficiado com intervenções desenvolvidas pela autarquia, sem custos para o proprietário. A Mercearia Confiança do Troino, fundada em 1926…ano da revolução do 28 de Maio.

Reforço financeiro recupera prédios na Bela Vista
Uma adenda ao Contrato Interadministrativo celebrado com a Junta de Freguesia de São Sebastião, com vista à execução de trabalhos de beneficiação em prédios no Bairro da Bela Vista, foi igualmente aprovada pela Câmara de Setúbal.
A adenda, destinada à execução de trabalhos de construção civil e pintura de edifícios da Bela Vista, tem como objetivo a implementação de uma maior dinâmica ao “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa impulsionado pela Câmara Municipal e desenvolvido por moradores, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Sebastião.
Para assegurar o cumprimento das ações a executar no Bairro da Bela Vista no âmbito do Contrato Interadministrativo para o mandato 2013-2017, a autarquia vai transferir faseadamente para a Junta de Freguesia de São Sebastião, a partir de 1 de Outubro, um valor global de 102 mil e 60 euros.
O documento destaca que a Junta de Freguesia de São Sebastião “tem sido fundamental na ligação aos moradores” da Bela Vista no âmbito do programa municipal dinamizado desde 2012, uma vez que “tem competências delegadas na limpeza pública e na manutenção dos espaços verdes em todo o bairro”.
No âmbito da adenda, à Junta de Freguesia de São Sebastião, “o parceiro mais bem posicionado no terreno para acompanhar e coordenar as intervenções a realizar nos edifícios” ao abrigo do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, compete, entre outros, garantir a constituição das equipas operacionais para a execução dos trabalhos.
"A junta deve garantir, igualmente, que as equipas integrem moradores do bairro da Bela Vista, bem como assegurar os custos relacionados com os recursos humanos, solicitar apoio técnico à Câmara  de Setúbal e fornecer equipamentos e necessários à realização das operações", acrescenta o documento aprovado pelo executivo municipal. 

Comentários