Azeitão oferece manuais escolares alunos da freguesia

“É a valorização da escola pública”

Perto de duas centenas de crianças que este ano iniciam a aventura escolar em Azeitão receberam na passada sexta-feira, gratuitamente, os manuais para o primeiro ano de escolaridade, numa iniciativa de valorização da escola pública. O entusiasmo e o nervosismo foram de mãos dadas para a escola, um dia simbólico que marca a entrada no ensino básico e que serve não só para apresentar docentes e ficar a conhecer estabelecimentos de ensino, mas também para travar novas amizades. Foi o primeiro dia do longo percurso escolar que aguarda crianças e pais. Os manuais escolares foram oferecidos “a todas as crianças, sem exceção, que frequentam o primeiro ano de escolaridade” em escolas do território azeitonense, afirmou Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão. 
Autarcas entregaram manuais escolares a alunos de Azeitão
Este ano, com uma ajuda. Numa iniciativa impulsionada pela Junta de Freguesia de Azeitão, as perto de duas centenas de alunos a frequentar as escolas básicas de Vila Fresca de Azeitão, de Vila Nogueira de Azeitão, de Casal de Bolinhos, de Brejos de Clérigo e da Brejoeira receberam, gratuitamente, os manuais escolares.
“É uma pequena ajuda para o arranque escolar, um marco importante na vida das crianças”, sublinhou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, no dia 18 de Setembro, de manhã, no ato de entrega dos livros de português, matemática e estudo do meio aos alunos da Escola Básica de Casal de Bolinhos.
Na sala de aula, a azáfama era grande. Depois de a professora designada para a turma ter desvendado as expectativas para o ano letivo, foi tempo de conhecer os manuais escolares, distribuídos por Celestina Neves e Bento Passinhas, da Junta de Freguesia de Azeitão, e pelo vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.
Em escassos minutos a agitação era ainda maior na sala de aula, com a turma de 26 alunos a folhear, rapidamente, cada um dos livros entregues, nesta fase apenas para ver as ilustrações e os conteúdos dos manuais. O grande desafio chega depois: aprender o que os livros têm para oferecer.
“Foi uma boa surpresa para iniciar o ano escolar”, salientou Iuri Turcanu. Para o pai do pequeno Bogdan, esta acaba por ser uma “ajuda preciosa”, até porque tem outro filho, mais velho, em idade escolar. “Entrou para o sétimo ano e foram mais de trezentos euros em livros”, desabafou.
O mesmo sentimento é partilhado pela mãe da estreante escolar Beatriz Gaman. “É uma excelente iniciativa. Os livros estão cada vez mais caros e acaba por ser um bom apoio lá em casa. É, também, uma forma de valorizar as nossas crianças, porque sentimos que são o futuro.”

“Um investimento na formação das crianças”
Os manuais escolares foram oferecidos “a todas as crianças, sem exceção, que frequentam o primeiro ano de escolaridade” em escolas do território azeitonense, afirmou Celestina Neves. “A entrada na escola, pela primeira vez, é um momento importante ao qual nos quisemos associar”, reforçou.
A autarca adiantou que a iniciativa materializa, igualmente, “um contributo solidário para os orçamentos familiares, sobretudo para os jovens casais e para aqueles que têm mais do que uma criança em idade escolar, numa altura do ano que é tendencialmente mais complicada” em termos de gestão financeira.
O vereador Pedro Pina realçou a importância da iniciativa. “É a valorização da escola pública”. Mais do que o apoio na gestão do orçamento das famílias, a entrega de manuais escolares constitui “um investimento na formação das crianças”, destacou o autarca. “Aqui começa o futuro das nossas sociedades e com esta iniciativa esperamos contribuir para o sucesso dos alunos”, concluiu o responsável pela Educação no concelho de Setúbal.


Comentários