Ambilital amplia aterro em Santiago do Cacém

Investimento de um milhão de euros para unidade para resíduos sólidos urbanos

A entrada em funcionamento de uma nova unidade para resíduos sólidos urbanos no concelho de Santiago do Cacém está prevista até final do ano. A Ambilital, empresa intermunicipal gestora dos resíduos sólidos urbanos de sete concelhos alentejanos (Santiago do Cacém, Sines, Grândola, Alcácer do Sal, Odemira, Ferreira do Alentejo e Aljustrel), vai investir cerca de um milhão de euros na nova unidade para depósito deste tipo de resíduos, com 4,3 hectares, para substituir o atual aterro sanitário, em fim de vida. "Tinha sido determinado um limite temporal [para utilização do atual aterro], que foi prorrogado” pela Agência Portuguesa do Ambiente, explicou  à agência Lusa o administrador da Ambilital, António Viana Afonso, que esclareceu não ter sido ainda atingida "a limitação da tonelagem" de resíduos que a atual unidade, de nove hectares, pode receber.
Santiago do Cacém irá ter novo aterro sanitário este ano 

António Viana Afonso disse esperar que a construção da nova infraestrutura, cujo Estudo de Impacte Ambiental está em consulta pública até 14 de setembro, esteja concluída até ao final do ano, para que se passe à selagem do atual aterro, processo que está orçado também em cerca de um milhão de euros.
"O investimento no novo aterro é perto de um milhão de euros e a selagem da atual unidade também ronda esse valor", sublinhou o mesmo responsável.
Embora ocupe uma área mais pequena do que o atual aterro, com 12 anos, a nova unidade vai permitir receber resíduos sólidos urbanos nos próximos dez anos e, também, fazer uma gestão mais eficiente, explicou o administrador da Ambilital.
"Esta é uma unidade em tudo diferente da atual, no sentido em que é dividida em quatro células, o que permite que as águas pluviais a serem tratadas sejam apenas as que caem na área onde estão os detritos, o que reduz muito os custos de tratamento", argumentou o responsável.
Além disso, em curso está outro projeto que visa a separação e reaproveitamento de mais resíduos, com valor energético, que passam a ser separados do "lixo" e encaminhados para uma Unidade de Produção de Combustíveis Derivados de Resíduos, atualmente em fase de testes, reduzindo assim o depósito em aterro.
"Enquanto antes se depositava tudo, agora vamos retirar partes dos resíduos", reforçou António Viana Afonso.
As instalações da Ambilital em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, recebem uma média anual de 60 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos e de 4,5 mil toneladas de materiais recicláveis, recolhidas nos sete municípios servidos pela empresa, onde residem cerca de 115 mil habitantes.
A Ambilital é uma empresa intermunicipal constituída pela Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente e pelos Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA.




Comentários