"Alcácer com Vida" a um dia na Quinta

Um dia para visitar a Horta do Zé, em Alcácer do Sal 

Vivenciar um dia no campo, no qual se pode aprender mais sobre horticultura e produtos agrícolas, numa experiência autêntica do mundo rural é a próxima proposta do programa turístico “Alcácer com Vida”. O programa marcado para 12 de Setembro pretende mostrar um dia no campo, trabalhando na horta e colhendo os produtos que dela saem. "Da atividade consta uma visita guiada à horta e ao jardim das ervas aromáticas, sendo depois distribuída uma receita que estará na base da colheita dos ingredientes com os quais os participantes irão confecionar o almoço. Para tal, haverá uma aula de culinária com um Chef. Depois do almoço haverá a hora de reflexão e partilha de experiências", explica a Câmara de Alcácer do Sal.
Autarquia leva turistas à Horta do Zé, em Alcácer do Sal 

Agendado para dia 12 de Setembro, “Um Dia na Quinta”, promovido pela Câmara de Alcácer do Sal em parceria com A Horta do Zé, é mais do que uma mera visita ao campo ou um passeio didático; esta é uma experiência única na qual os participantes têm a oportunidade de ser “donos” de uma herdade por um dia e de cuidar dos seus campos, envolvendo-se num conjunto de atividades que têm como lema o humor enquanto veículo para que energias e informações fluam com maior eficácia.
“Um Dia na Quinta” começa às 10 horas  com a concentração dos participantes junto ao Posto de Turismo, no Largo Luís de Camões (Alcácer do Sal). 
Daqui, segue-se para A Horta do Zé, situada na Herdade de Porches, onde vai decorrer uma visita guiada à horta e ao jardim das ervas aromáticas, sendo depois distribuída uma receita que estará na base da colheita dos ingredientes com os quais os participantes confecionarão o almoço, numa aula de culinária com um Chef. Depois de almoço decorre a “hora de reflexão” e um momento de diálogo e de partilha de experiências.
A visita custa 17 euros para adultos e 10 euros crianças até aos 12 anos. Incluí, entre outros, acompanhamento técnico, seguro, transporte e almoço. O pagamento é efetuado por transferência bancária. Em caso de desistência após a quarta-feira anterior ao passeio, o valor da inscrição não será restituído.Os interessados em participar nesta iniciativa devem inscrever-se até 9 de setembro no Posto de Turismo, através do telemóvel 911 794 685 ou dos e-mails postoturismoalcacer@gmail.com e turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt.
Mais informações aqui e no site da Horta do Zé

Iniciativas continuam até Dezembro 
As iniciativas arrancaram em Abril e prolongam-se até 6 de Dezembro.  Canoagem, passeios de galeão, observação de aves, passeios de helicóptero e caminhadas, são promovidas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal em parceria com entidades que operam no concelho e acompanhadas por técnicos especializados nos setores, que mostrarão aos visitantes o que de melhor existe neste concelho do Litoral Alentejano pertencente ao distrito de Setúbal.
“Alcácer com Vida” é também rio de culturas, pelo que estão garantidos dias plenos de animação banhados pelo rio Sado e inspirados pela história envolvente e cativante, que convida a uma visita ao riquíssimo património do concelho. "A par desta aventura, os sabores únicos de uma gastronomia excecional, onde o arroz carolino sobressai, adocicado pelo pinhão e acompanhado pelo peixe fresco do Sado", conclui diz a autarquia.
"Alcácer com Vida a provar a diversificada gastronomia de sabores oriundos de outras regiões e civilizações, raízes alentejanas e influências costeiras, a que se juntou sabores que a natureza nos oferece; é deliciar-se com a doçaria com raízes nos conventos de Alcácer e do Torrão, onde as pinhoadas, o bolo real e as queijadas do Torrão são os testemunhos mais apreciados. É aprender a arte tradicional de voltar a dar vida ao couro na magnífica sela à portuguesa", conclui a autarquia.  Aproveite e descubra a vida que há em Alcácer do Sal.

Programa 

Comentários