Luz do Castelo de Palmela ilumina Setúbal e Lisboa

"Mais um passo na nossa estratégia de promoção turística"

O Castelo de Palmela já brilha com maior intensidade, da Arrábida para toda a Área Metropolitana de Lisboa e distrito de Setúbal, assumindo o seu papel como verdadeiro farol da região. A inauguração da iluminação cenográfica decorreu no passado sábado, dia 15 de Agosto, em clima de festa. Uma performance pela companhia DançArte, que está a assinalar 20 anos de existência, congregou a população e muitos visitantes no Largo de S. João, convidando-os, depois, a dirigir o olhar para o Castelo, onde as luzes se acenderam, pouco passava das 22 horas. O presidente da Câmara de Palmela, desejou que as "gentes de Palmela sintam alegria e orgulho nesta nova iluminação do seu Castelo" e incitou a população a visitar mais o monumento e os espaços públicos do concelho, fator determinante para "um território mais seguro, mais vivido e mais valorizado", disse Álvaro Amaro. 
Nova iluminação foi inaugurada este sábado em Palmela 

O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, definiu a concretização desta obra como "mais um passo na nossa estratégia de promoção turística" e o cumprimento "do compromisso assumido na valorização dos monumentos e edifícios de interesse do Centro Histórico" da vila de Palmela.
Recordando o Ritual Almenara - que acontecerá, pela primeira vez, no contexto da II Feira Medieval de Palmela (a decorrer entre 25 e 27 de Setembro), e que recria o episódio em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira acendeu grandes fogueiras no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis de que a ajuda estava próxima – Álvaro Amaro afirmou que esta iluminação cenográfica "pode, também, ser vista como uma nova Almenara, sinal de comunicação com a Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito de uma oferta integrada", onde projetos como o protocolo “Castelos e Fortalezas da Arrábida” ou a Feira Medieval ocupam papel de destaque.
Certo de que este investimento terá retorno, Álvaro Amaro desejou que as "gentes de Palmela sintam alegria e orgulho nesta nova iluminação do seu Castelo" e incitou a população a visitar mais o monumento e os espaços públicos do concelho, fator determinante para "um território mais seguro, mais vivido e mais valorizado", explica o chefe do executivo municipal de Palmela.
A cerimónia inaugural, que contou com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional de Lisboa e Vale do Tejo, João Manuel Teixeira, e da Junta de Freguesia de Palmela, terminou com um brinde com Moscatel de Setúbal, junto à Casa-Mãe da Rota de Vinhos.

Iluminação reforçada com poupança energética
O município de Palmela está empenhado no cumprimento das metas do Pacto de Autarcas e procurou soluções sustentáveis de iluminação para o Castelo. O sistema agora implementado é programável e utiliza geradores de economia em energia, com baixos custos de manutenção, perspetivando-se uma poupança energética entre os 70 e os 80 por cento.
O projeto evidencia o conjunto de elementos arquitetónicos do Castelo, monumento nacional e antiga sede da Ordem de Santiago em Portugal até à sua extinção. Foram criados dois "anéis" de luz com diferentes tonalidades de branco: o primeiro, mais suave, que faz a transição entre a iluminação pública da vila e o Castelo, e o segundo, com uma luz mais intensa, que destaca a muralha do século XV e XVI.
A iluminação cenográfica do Castelo de Palmela representa um investimento superior a 320 mil euros, cofinanciado pelo QREN (PORLISBOA, medida de Reabilitação Urbana), em regime de overbooking, no limite máximo de 92 mil euros.

Comentários