Gentes do mar cumprem tradição em Tróia e Setúbal

Devoção, fé e alegria na Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia

Cerca de 170 embarcações de pesca e de recreio engalanadas participaram no círio fluvial que, no dia 3, à tarde, trouxe muitas das 10 mil pessoas que participaram nas Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia. Ao longo da zona ribeirinha de Setúbal, largas centenas de pessoas cumpriram a tradição de receber o cortejo fluvial proveniente de Tróia, ponto alto destes festejos das gentes do mar, realizados entre 29 de Julho e 3 de Agosto.
Festa uniu milhares de pessoas em Tróia e em Setúbal 

“É uma festa de fé, de amizade e de confraternização entre famílias com ligação ao mar”, salientou Armando Oliveira, presidente da comissão de festas, organizadas com o apoio, entre outros, da Câmara de Setúbal
Nesta edição, aquele responsável frisou “a maior adesão à festa, tanto de embarcações como de público” que marcou presença ao longo da frente ribeirinha da cidade para receber o círio fluvial proveniente de Troia.
Além de unir Setúbal a Tróia, as festividades vão este ano até ao Brasil, com Armando Oliveira a destacar a presença de uma professora universitária que conduz um estudo académico sobre as Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia.
A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Tróia foi transportada no regresso a Setúbal pela “Filipe e Pedro”, embarcação com diversas entidades a bordo, incluindo a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.
Depois de três dias de tríduo na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, os participantes seguiram em direção a Tróia, para um convívio entre famílias, onde decorreram celebrações religiosas, divertimentos e bailes.
O tradicional concurso de barcos engalanados premiou, nesta edição, as embarcações “Rio Verde”, na categoria sem mastro, e “Nabo”, com mastro, que voltou a vencer nesta categoria.

Comentários