Câmara da Moita apoia crianças do concelho

Autarquia define auxílios económicos para o próximo ano letivo 

Com o ano letivo 2015/2016 a aproximar-se, a Câmara da Moita aprovou, em reunião pública, que decorreu a 26 de Agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita, os critérios de atribuição de auxílios económicos aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. Assim, no quadro das políticas municipais de promoção da igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, bem como da inclusão social, a autarquia "deliberou manter a comparticipação atribuída para livros e material escolar para o 1º e 2º anos do Ensino Básico, em 43 euros, para o escalão A, e 21,50 euros para o escalão B, valores superiores aos referenciados no despacho do Ministério da Educação para o próximo ano letivo. Nesta reunião de Câmara, foi também aprovada a atribuição de vários apoios financeiros a clubes e associações do conselho da Moita. 
Moita aprova subsídios para os alunos do concelho 

A autarquia da Moita aprovou ainda a comparticipação para livros e material escolar, a atribuir ao 3º e 4º anos do Ensino Básico, para o escalão A (45,80 euros) e escalão B (22,90 euros).
"Na mesma proposta, está definido o valor por refeição, nos refeitórios escolares, para os alunos não carenciados do 1º ciclo e do Pré-Escolar, que se mantém nos 1,46 euros. Para o Escalão A do Abono de Família, a alimentação será comparticipada a 100 por cento, enquanto para o Escalão B, a comparticipação fixa-se em 50 por cento", explica a autarquia da Moita.
Esta proposta, aprovada por unanimidade, vai ainda ser apresentada na próxima reunião do Conselho Municipal de Educação da Moita.

Atribuição de apoios financeiros
Nesta reunião de Câmara, foi também aprovada, por unanimidade, a proposta de celebração de contratos-programa de desenvolvimento cultural, desportivo e social entre o município da Moita e a Associação de Para-quedistas do Sul, o Centro Náutico Moitense, o Clube Recreativo do Palheirão e o Ginásio Atlético Clube, ficando assim definidos os prazos e os diferentes tipos de apoios, logísticos e financeiros, a atribuir pela autarquia. Assim, vai ser atribuída a verba total de 8 250 euros, para apoiar atividades regulares e para intervenções de valorização e preservação do património destes quatro clubes e associações.
A Câmara Municipal aprovou ainda, por maioria, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 300 euros, para comparticipar a deslocação de seis atletas do 1º de Maio Futebol Clube Sarilhense ao Campeonato Europeu de Pelota à Mão, a decorrer entre 17 e 19 de Setembro, em França.
Ainda na área dos apoios financeiros, a Câmara da Moita tinha também atribuído recentemente (aprovado por maioria na reunião de 12 de Agosto), 600 euros ao Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, apoiando, desta forma, a deslocação de doze elementos do Grupo de Forcados ao Canadá, no dia 29 de Agosto, para participar numa Corrida de Toiros, para a qual foi convidado, levando, desta forma, o nome da Moita além-fronteiras.

Alteração de trânsito na Rua Luís Ataíde, Alhos Vedros
A partir do dia 9 de Setembro, o trânsito na Rua Luís Ataíde, no Bairro Gouveia, em Alhos Vedros, passa a ser de sentido único, na direção da Rua Matias de Albuquerque para a Rua Alves Roçadas. Esta proposta de alteração foi aprovada por unanimidade e "pretende minorar os conflitos de trânsito existentes e, principalmente, aumentar o número de lugares de estacionamento autorizados", explica o documento aprovado pela autarquia.

Comentários