Alcochete quer regeneração urbana do núcleo antigo

Câmara quer devolver a rua às pessoas 

A Câmara de Alcochete  pretende dar continuidade ao investimento público realizado no núcleo antigo de vila, no sentido de reabilitar a imagem do centro histórico da vila de Alcochete, quer ao nível do espaço público, quer ao nível do edificado, com vista à dinamização de acções e investimentos particulares. Estas medidas, diz a autarquia, "sensibiliza os particulares e os proprietários a participarem neste processo de valorização da vila de Alcochete. Nesse sentido, a autarquia vai apresentar até ao próximo dia 4 de Setembro uma candidatura ao programa Portugal 2020 com o objetivo de dar "continuidade à regeneração do espaço urbano da vila de Alcochete e sensibiliza os proprietários para a integração numa candidatura conjunta e para os benefícios que podem usufruir", diz a Câmara em comunicado. 
Câmara de Alcochete quer reabilitar zona antiga da vila 

A autarquia de Alcochete está a desenvolver um Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que integra um Plano de Ação de Regeneração Urbana e um Plano Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, no qual podem fazer parte os proprietários de imóveis que queiram beneficiar de incentivos para a reabilitação dos seus imóveis.
Os benefícios para quem reabilita estão previstos no regime extraordinário de apoio à reabilitação urbana do Estatuto dos Benefícios Fiscais no art. 71.º que estabelece um conjunto de incentivos específicos ao nível do IMI, IMT, IRS, IRC, IVA e outros, para obras obras concluídas até Dezembro de 2020, localizadas em Áreas de Reabilitação Urbana.
As intervenções candidatáveis devem estar integradas em Áreas de Reabilitação Urbana, e neste sentido, explica o comunicado da autarquia, "o município definiu as Áreas de Reabilitação Urbana do núcleo antigo de Alcochete, onde é necessário reabilitar o conjunto do edificado existente, cujo valor patrimonial é necessário preservar". 
Ainda de acordo com a autarquia liderada por Luís Miguel Franco, "a regeneração do núcleo antigo de Alcochete depende da recuperação do parque edificado e da diversidade de usos, da revitalização do comércio tradicional e na captação de novas atividades económicas, da instalação de equipamentos sociais e culturais e na melhoria das acessibilidades".
Os proprietários de imóveis que queiram beneficiar de medidas de incentivo à reabilitação de imóveis e participar uma proposta integrada com a Autarquia na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Alcochete deverá contactar os serviços municipais em:
Divisão de Administração do Território Atividades Económicas e Comunicação
Tel.: 212 348 600 ou 212 348 625
dotu@cm-alcochete.pt / dotu.srunh@cm-alcochete.pt
Largo de São João
2894-001 Alcochete
Conheça os benefícios associados à reabilitação de imóveis:
A RUA também é SUA!

Comentários