Tradição náutica aproxima Moita e Vila Franca de Xira

Barcos tradicionais do Tejo em regata entre a Moita e Vila Franca de Xira 

Cerca de 25 embarcações participam, no sábado, dia 4 de Julho, a partir das 10 da manhã, em mais uma Regata Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira – Moita, da Ilha do Rato, rumo a Vila Franca de Xira, cuja chegada se prevê que aconteça por volta das 15 horas. A regata deste ano que, como habitualmente, coincide com a Festa do Colete Encarnado, de Vila Franca de Xira, homenageia Manuel Silva, sócio do Centro Náutico Moitense.
Embarcações tradicionais unem as duas localidades ribeirinhas 

O regresso de Vila Franca de Xira decorrerá em cruzeiro, no dia 5 de Julho. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 10 de Julho, às 20h30, nas instalações do Centro Náutico Moitense.
De salientar que o Centro Náutico Moitense "tem vindo a contribuir, ao longo da sua existência, para manter viva a arte que, durante anos, foi o principal sustento das zonas ribeirinhas, os barcos típicos do Tejo, seja através da sua conservação, da construção de novas embarcações ou da promoção de eventos como esta regata", explica a autarquia da Moita em nota enviada ao ADN.
A XIII Regata Cruzeiro é organizada pelo Centro Náutico Moitense, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia da Moita e da União Desportiva Vilafranquense.
O evento realiza-se desde o verão de 2003 e tem como principal objectivo "sensibilizar à preservação dos barcos tradicionais do Tejo que foram a principal fonte de sustento das zonas ribeirinhas, e valorizar a forte ligação ao Rio Tejo", diz o Centro Náutico Moitense.
Este evento surge integrado no programa das festas do Colete Encarnado de Vila Franca de Xira, a “segunda terra” dos moitenses diz o Centro Náutico Moitense, pela “união e relação de proximidade” que as duas localidades mantém com o Tejo.

Comentários