Setúbal é Cidade Europeia do Desporto em 2016

Setúbal na rota do desporto europeu

Depois de Guimarães, Maia e Loulé, Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pela ACES Europe. O programa com um orçamento de cerca de meio milhão de euros tem já garantida uma prova de apuramento para os jogos olímpicos. “Setúbal tem muito trabalho desenvolvido na área desportiva e merece o título de Cidade Europeia do Desporto 2016”, anunciou Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribui o título, em conferência de imprensa realizada na Casa da Baía. A autarquia a assumir o compromisso de dinamizar um programa desportivo mais abrangente no próximo ano. 
Setúbal prepara um plano desportivo mais abrangente em 2016  

O relatório de avaliação da cidade, conduzido ao longo de três dias pela ACES Europe, destacou o potencial desportivo de Setúbal, com o mar, o rio Sado e a Serra da Arrábida identificados como locais de excelência para a prática desportiva, e realçou a aposta de “desporto para todos” impulsionada pelo Município.
Para Pedro Pina, vereador com o pelouro do Desporto da autarquia setubalense, a eleição de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016 é não só um “grande privilégio e uma enorme responsabilidade”, mas também “um desafio em que Setúbal não vai defraudar as expectativas”.
O autarca, que destacou o “empenho para tornar o objetivo uma realidade”, vincou que o desporto é “um dos pilares da estratégia municipal para tornar Setúbal uma cidade mais atrativa e com mais qualidade de vida”. Frisou, ainda, que “esta foi uma candidatura da cidade impulsionada pela autarquia”.
Setúbal, já com uma taxa de referência de 35 por cento de atividades desportivas dinamizadas ao longo do ano, valor acima da média europeia, pretende melhorar este registo com a dinamização de um programa desportivo com “iniciativas irrepetíveis”, afirmou Pedro Pina.
Além de “eventos de grande montra nacional e internacional”, como é o caso da prova de natação em águas abertas “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, a 11 e 12 de Junho, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, o autarca quer que Setúbal seja “o epicentro da reflexão desportiva em Portugal”.
Pedro Pina realçou que “o que mais move o Município é potenciar o trabalho que tem vindo a ser feito e pôr as pessoas a fazer mais desporto” e adiantou que as iniciativas desportivas a dinamizar ao longo de 2016 vão procurar aproveitar “o vasto património natural” do concelho.
“Este é mais um passo de gigante para a afirmação de Setúbal”, destacou o vereador do Desporto da Câmara Municipal, ao frisar que o título de Cidade Europeia do Desporto em 2016 confere uma maior visibilidade ao município e “transporta a marca Setúbal além-fronteiras”, concluiu Pedro Pina.

Mais valias económicas para a região 
Competição para os Jogos Olímpicos do Rio passa por Setúbal 
Hugo Alonso, secretário-geral da ACES Europe, agradeceu a hospitalidade sadina e vincou o principal desígnio com a eleição de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016. “Fazer um ano desportivo importante, mais ativo, com atividades acessíveis a toda a população”.
Aquele responsável afirmou ainda, que “Setúbal é uma cidade que realmente acredita no desporto”, ao impulsionar um conjunto de atividades para todos os públicos, da comunidade escolar à população em geral, dos cidadãos portadores de deficiência a atletas federados.
O reconhecimento internacional e a integração numa rede de cidades europeias para a partilha de experiências foram algumas das vantagens realçadas por aquele responsável, a par do acesso a linhas de créditos disponibilizadas por parceiros da ACES Europe para o desenvolvimento desportivo.
O potencial impacte económico na região com a dinamização de mais eventos desportivos no âmbito do título de Cidade Europeia do Desporto foi outro dos aspetos destacados por Hugo Alonso, ao dar como exemplo as mais-valias económicas geradas na urbe de Logroño, agraciada com o título em 2014.
A conferência de imprensa de oficialização do anúncio da atribuição do título de Cidade Europeia do Desporto 2016 a Setúbal, além da presença de vários agentes desportivos do concelho, contou com a participação de Nuno Santos, presidente da representação portuguesa da ACES Europe.
A ACES – Associação de Capitais Europeias do Desporto elege anualmente uma capital europeia do desporto e, no máximo, duas dezenas de cidades europeias do desporto, sendo que cada país pode ter apenas, no máximo, duas cidades a ostentar o título em cada ano.
Além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia pretende promover o desporto informal e estilos de vida saudáveis. O galardão oficial da Cidade Europeia do Desporto é entregue a Setúbal a 18 de Novembro, numa cerimónia a realizar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.


Comentários