Pinhal Novo encerrou Semanas das Freguesias

Município investe na qualificação do espaço público no Pinhal Novo

A freguesia de Pinhal Novo encerrou o ciclo de Semanas das Freguesias deste ano. Este é, de acordo com a Câmara de Palmela, "um programa de trabalho descentralizado que ocupou grande parte do primeiro semestre do ano e que permitiu, uma vez mais, contactar com as diversas forças vivas do concelho, partilhando com as respetivas Juntas de Freguesia e com as populações a gestão deste território comum". As questões de qualificação e beneficiação do espaço público mereceram especial atenção nas semanas das freguesias e Pinhal Novo não foi exceção. Os executivos municipal e de freguesia, vários técnicos da Câmara Municipal e a comunicação social tiveram oportunidade de fazer um circuito por algumas obras em curso na freguesia e de conhecer, em primeira mão, estudos de intervenção em espaços públicos da vila, a implementar em breve. Onde se destacam investimentos no Bairro da Cascalheira, Praceta João Coelho Possante, Urbanização Nogueira de Matos, Alameda Alexandre Herculano e apresentado o futuro Parque de Estacionamento Sul, junto à estação. Os autarcas deixaram ainda uma novidade: na primavera de 2016 vai realizar-se o Mercado Caramelo. 
Autarquia vai arrancar com parque de estacionamento a sul 

Ao longo dos seus 54,5 quilómetros quadrados de extensão, a freguesia de Pinhal Novo assume, talvez melhor do que qualquer outro ponto do concelho, essa dicotomia identitária, que nos remete para o mundo rural - que continua a preservar história, valores e tradição e que é o berço das gentes que, ao longo de séculos, fizeram frutificar estas terras de areia e colher produtos de grande qualidade, que hoje nos dão nome – mas, também, para a urbe, que cresceu apoiada na expansão do caminho-de-ferro e que se afirma, hoje, como grande centralidade.
Ao longo desta Semana, a saúde foi um dos temas destacados, concluindo uma série de contactos com as diversas unidades de saúde do concelho e a recolha de dados atualizados sobre a preocupante situação vivida pelas nossas populações, umas vezes, ao nível de instalações, outras, pelo insuficiente número de profissionais ao serviço. Tendo por base indicadores preocupantes – a freguesia é a que apresenta maior número de utentes inscritos sem médico de família (8.814). A visita à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Rua Guerra Junqueiro "permitiu perceber e confirmar as condições inadequadas para o desempenho de funções, quer para os profissionais de saúde, quer para o atendimento dos utentes, e a urgência da construção de uma nova unidade no lado sul da vila, há muito reivindicada pelas populações e pelas autarquias", diz a Câmara de Palmela que lembrou que o município já cedeu um terreno para construção do equipamento, com escritura celebrada em 2008.
Foi dada, também, visibilidade a empresas com projetos de negócio fortes, assentes na qualidade, na inovação e na valorização do capital humano.
A beneficiação do espaço público também tem sido um tema sempre presente nestas semanas e, em geral, neste mandato. Pinhal Novo, pela sua dimensão, pelas suas características e, também, pelos problemas económicos que afetaram o setor da construção civil, viu-se a braços, nos últimos anos, com uma série de urbanizações cujos loteadores faliram e deixaram espaços exteriores por concluir.
O município está empenhado na "regularização desses espaços, qualificando-os, dotando-os das condições que os nossos munícipes merecem e contribuindo para um Pinhal Novo ainda mais bonito", explica a autarquia.

Mercado Caramelo avança em 2016
A Confraria da Sopa Caramela e a Junta de Freguesia de Pinhal Novo têm o projeto de realizar, na primavera de 2016, a primeira edição do denominado “Mercado Caramelo”, assente nas origens do Mercado de Pinhal Novo, criado em 1875. "Pretende-se desenvolver uma recriação histórica deste mercado, recuperando o ambiente e a importância social e económica que assumiu junto da comunidade local", explica a autarquia.
Estão, já, envolvidos nesta organização, o comércio local e mais de uma dezena de associações e grupos informais da freguesia, que irão enriquecer o programa com diversos momentos de animação e espetáculo. "Esta será, também, claramente, uma ocasião privilegiada de promoção da Sopa Caramela, dinamizando o comércio tradicional e contribuindo para a divulgação turística da região", diz fonte da autarquia palmelense.
O município associou-se a esta organização desde a primeira hora e "acredita que este Mercado Caramelo pode vir a constituir-se como um evento cultural e turístico de referência para a freguesia e para o concelho", diz Álvaro Amaro, presidente da autarquia.

Câmara apresenta obras em curso na freguesia
As questões de qualificação e beneficiação do espaço público mereceram especial atenção nas semanas das freguesias e Pinhal Novo não foi exceção. Os executivos municipal e de freguesia, vários técnicos da Câmara Municipal e a comunicação social tiveram oportunidade de fazer um circuito por algumas obras em curso na freguesia e de conhecer, em primeira mão, estudos de intervenção em espaços públicos da vila, a implementar em breve.
Eleitos do município e da Junta de Freguesia e vários técnicos estiveram na sede da Associação de Moradores e Proprietários do Bairro da Cascalheira, num encontro muito participado, para fazer um ponto de situação sobre o processo de urbanização e ouvir os moradores desta zona sobre as suas expetativas, nomeadamente, ao nível dos espaços públicos. "O município está a tentar tomar posse do loteamento por incumprimento do loteador, e comprometeu-se a assumir, desde já, o tratamento desta área, tendo, já, procedido à limpeza interna dos lotes", diz Álvaro Amaro.
Foi apresentado um primeiro estudo de beneficiação dos espaços exteriores da urbanização e os moradores partilharam as suas ideias sobre equipamentos e elementos a integrar, destacando-se um novo parque infantil, equipamentos de ginásio ao ar livre, um espaço pedonal e uma pequena horta comunitária.
Depois de tomar posse administrativa do loteamento, o Município irá analisar as garantias bancárias, incorporar algumas destas soluções e discutir um projeto mais concreto com os munícipes, numa reunião já agendada para Dezembro.

Praceta João Coelho Possante vai ter obra 
Câmara promete renovar infraestruturas em alguns bairros 
Na Praceta João Coelho Possante, em Pinhal Novo, a população tem reivindicado o tratamento do espaço central da praceta, que se encontra degradado e com estacionamento desordenado, e um grupo de moradores apresentou, até, uma proposta de intervenção ao Município, no âmbito do projeto “(A)Gente do Bairro”.
"No entanto, trata-se de um terreno privado, que o Município tem procurado integrar em domínio público, através de negociações, iniciadas em 2010. Finalmente, foi possível chegar a acordo, e a Câmara de Palmela vai adquirir o terreno, aguardando-se para breve a concretização da escritura". De seguida, explica Álvaro Amaro, "vamos avançar com a discussão de um projeto para aquele espaço, que vai ao encontro dos desejos dos moradores e que passa, em grande medida, pela valorização da praceta, conciliando, eventualmente, o seu uso como espaço de lazer com mais alguns lugares de estacionamento ordenado".
Na Urbanização Nogueira de Matos, foi visitada a obra de remodelação e beneficiação do Espaço de Jogo e Recreio, com mais segurança para as nossas crianças, através do tratamento e pintura dos brinquedos, da mudança da areia, da colocação de lancil de proteção e da substituição da vedação de madeira (que apesar de recente, foi vandalizada) por uma nova, em metal.
Esta parte dos trabalhos, que deverão estar concluídos esta semana, faz parte de uma empreitada conjunta do município e da Junta de Freguesia, no valor global de 15 mil euros, que inclui, também, "a remodelação do Polidesportivo do Jardim José Maria dos Santos, em particular, do campo de basquetebol, favorecendo o desenvolvimento da modalidade", realça a autarquia. Esta remodelação teve início já esta segunda-feira, dia 6.
Na Alameda Alexandre Herculano, a Câmara de Palmela está a construir duas passadeiras sobre-elevadas, em pavê colorido, intervenção enquadrada pelo esforço e pela atenção que temos dados à segurança e mobilidade.
Palmela integra a Rede de Cidades e Vilas de Excelência e ostenta a Bandeira de Ouro da Mobilidade, "atribuída pelo trabalho que tem vindo a ser realizado, no sentido de ser, cada vez mais, um concelho acessível a todos e a todas", realça o presidente. Um trabalho que teve início com a vila de Pinhal Novo e que se alargou a outros pontos do território, com intervenções em curso, também, na aldeia de Poceirão.

Câmara vai criar parque de estacionamento a sul da Estação
Na zona sul da Estação de Pinhal Novo, junto à Associação de Reformados Pensionistas e Idosos, os autarcas apresentaram o primeiro estudo daquele que será o futuro Parque de Estacionamento Sul. "Enquanto continuam as negociações com a REFER, o município entende que o ordenamento e consolidação desta área urbana é uma necessidade prioritária e vai avançar com uma intervenção que permita responder aos usos já existentes na área, com maior qualidade e segurança", realça Álvaro Amaro.
A prioridade vai para a criação de estacionamento ordenado, num total de cerca de sete dezenas de lugares, zonas de circulação pedonal desde o Pavilhão Desportivo Municipal e de acesso à estação, circulação viária ordenada, respeitando as edificações já existentes, qualificação da entrada para a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos e encaminhamento correto de águas pluviais.
"Estão previstos, também, vários lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, cicloparques e praça de táxis, num projeto de grande qualidade técnica e criatividade, que valorizará, certamente, esta zona e favorecerá a utilização do transporte público", concluiu o presidente no local.
A visita continuou na Quinta de Matos, onde os serviços municipais procederam à apresentação de um estudo prévio para a beneficiação dos espaços exteriores. O empreiteiro não cumpriu o projeto inicial e, entretanto, entrou em insolvência, estando o município a preparar-se para tomar posse administrativa e chamar a si a responsabilidade de concluir os espaços exteriores, indispensáveis quer para a qualidade de vida das populações, quer para a imagem urbana do loteamento e da vila.
"Em traços gerais, apesar do polidesportivo existente não integrar o projeto aprovado, a Câmara pretende mantê-lo, indo ao encontro da vontade manifestada pelos moradores, e irá avançar, para já, com a sua beneficiação, através da substituição da rede e da colocação de balizas. Depois, de acordo com a caução bancária disponível, os espaços exteriores terão um corredor arbóreo, mobiliário urbano e gare para os ecopontos, entre outros elementos", sublinhou o executivo no local.

Zona rural não foi esquecida
A Junta de Freguesia de Pinhal Novo está a intervencionar o Espaço de Jogo e Recreio, junto à escola da Lagoa da Palha, com substituição de pavimento e dos brinquedos.
Ao lado, o polidesportivo será, também, alvo de uma obra, numa parceria entre o Município e a Junta, que abrangerá pintura, novo piso e novas redes e balizas.
Será, ainda, qualificado o espaço exterior circundante a estes dois equipamentos, que servem, em especial, a comunidade escolar.
O Aceiro das Sapatarias está a ser infraestruturado, com a execução de uma nova conduta de abastecimento de água, para posterior pavimentação, um investimento municipal no valor de 85 mil euros.
A pavimentação desta via, numa extensão de 680 metros, beneficiará cerca de 140 pessoas e, indiretamente, a população que a utiliza nas suas deslocações regulares. A conclusão desta importante obra está prevista para o final de Agosto.

Visita a duas empresas 
Executivo visitou ainda duas empresas de sucesso na freguesia 

No âmbito da Semana da Freguesia de Pinhal Novo, foi visitada a empresa ISPT (Injecção - Serigrafia de Plásticos Técnicos, Lda.), que iniciou a sua atividade em 1988 e opera em duas áreas distintas: a montagem de sistemas elétricos e a injeção de peças plásticas, destinados, principalmente, à indústria automóvel, motociclos, baterias e eletrodomésticos. A instalação em Pinhal Novo não foi aleatória, prendendo-se, principalmente, com a existência de recursos humanos com formação técnica especializada.
Os autarcas visitaram ainda a CONCREMAT, Prefabricação e Obras Gerais, S.A., que se dedica à prefabricação total ou parcial em betão, e construção industrializada de painéis, vedações, elementos arquitetónicos, lajes de pavimento, muros de suporte, passagens hidráulicas e pontes, entre outros. A funcionar em Pinhal Novo desde 1988, a empresa não dispõe de stocks, fabricando diretamente por encomenda, mediante as necessidades de gabinetes de projetistas e empreiteiros de todo o país, que encontram aqui as soluções à medida dos seus projetos.
Distinguida como PME Excelência em 2010 e 2014, esta empresa emprega, direta e indiretamente, 160 pessoas e está numa fase de expansão, procurando afirmar-se, em breve, como a principal empresa de prefabricação de pesados do país.

Comentários