Novo quartel da GNR gera polémica na Moita

Câmara acusa PSD de só se lembrar da GNR a dois meses das eleições 

O Governo informou, no início deste mês, os deputados do PSD do Distrito de Setúbal de que o Plano de Investimento em Instalações da GNR 2015-2017, prevê a construção de um novo posto territorial da Moita. O início da obra, segundo foi avançado, está previsto para 2016 e a conclusão para o ano seguinte. Em resposta a um documento enviado pelos social-democratas, o Ministério da Administração Interna confirmou que o projeto do novo posto seja desenvolvido ainda em 2015, com o lançamento do concurso, adjudicação e consignação da empreitada previstos para 2016, e a reinstalação do posto territorial da Moita nas novas instalações em 2017. No entanto a Câmara da Moita estranha esta divulgação. "Não podemos deixar de estranhar que o assunto esteja a merecer, só agora, tanta atenção por parte do deputado do PSD, quando estamos a dois meses das eleições legislativas, no entanto, as informações do próprio Ministério da Administração Interna indicam que será difícil resolver a situação antes do dia 4 de Outubro", diz a autarquia liderada por Rui Garcia.
Posto da GNR da Moita está ultrapassado 

No seguimento das várias declarações e notícias que têm vindo a público sobre a construção do novo Posto da GNR na Moita, a Câmara da Moita esclarece que "a construção de um novo Posto Territorial da GNR tem sido uma reivindicação do município, que solicitou a sua contemplação no Orçamento de Estado/PIDDAC ao longo de vários anos, tendo, no final de 2008, aprovado uma proposta em reunião de câmara que propunha que fosse incluída em Orçamento de Estado, a construção de um novo posto da GNR na freguesia da Moita, referindo já nessa data a existência de um terreno disponibilizado pelo Município para o efeito".
Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, lembra ainda que "o Ministério da Administração Interna adquiriu, em 2009, o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Moita com o objectivo de instalar o Posto Territorial da GNR, o que nunca veio a acontecer. Desde a sua aquisição, que as antigas instalações dos Bombeiros se encontram abandonadas, sendo objecto de actos de vandalismo, ocupação indevida, e apresentando sinais evidentes de degradação, factos para os quais temos alertado sucessivamente o Ministério da Administração Interna".
Por sua vez, o Posto Territorial da GNR na Moita tem funcionado, tal como a PSP na Baixa da Banheira, "em edifícios municipais cedidos sem qualquer contrapartida para o Município e que, designadamente na Moita, não oferecem as condições necessárias ao bom desempenho das forças de segurança", explica a autarquia. 
No início deste mandato, a Câmara da Moita "solicitou uma reunião urgente com o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna, reunião essa que só se concretizou ao fim de 13 meses, e na qual voltámos a disponibilizar um terreno municipal para a construção de raiz do novo Posto Territorial da GNR", diz a autarquia ao ADN.
"Nas últimas semanas tem sido mantido o contacto permanente entre a Câmara Municipal e o Ministério da Administração Interna, para resolver o problema das instalações da GNR, bem como do antigo quartel dos Bombeiros. Não podemos deixar de estranhar que o assunto esteja a merecer, só agora, tanta atenção por parte do deputado do PSD, quando estamos a dois meses das eleições legislativas, no entanto, as informações do próprio Ministério da Administração Interna indicam que será difícil resolver a situação antes do dia 4 de Outubro", conclui a nota da Câmara da Moita.

PSD diz que obra avança em 2016 
No entanto, os social-democratas garantem que o Ministério da Administração Interna confirmou que o projeto do novo posto seja desenvolvido ainda em 2015, com o lançamento do concurso, adjudicação e consignação da empreitada previstos para 2016, e a reinstalação do posto territorial da Moita nas novas instalações em 2017.O Ministério da Administração Interna explica ainda que no passado a Direção Geral de Equipamentos e Infraestruturas deste ministério promoveu a elaboração de um projeto para a reabilitação e adaptação do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Moita, sendo este um património do estado adquirido pelo anterior Governo.
O ministério da tutela acrescenta que no início do corrente ano, o município da Moita apresentou uma proposta de permuta das referidas instalações, com um terreno do município, tendo apresentado para o efeito vários terrenos onde poderá ser construído o novo posto territorial. Esta solução tem a aprovação da GNR, em virtude de permitir a edificação de um novo quartel, estruturalmente e funcionalmente melhor, adequado às necessidades desta força policial e para um nível de investimento semelhante.
Para Bruno Vitorino, esta é uma decisão que vem resolver uma situação que se arrasta “há muitos anos”, e que permitirá dar as condições necessárias aos militares.
O deputado do PSD considera que esta é uma “boa solução”, lamentando no entanto que a proposta da Câmara “já devia ter sido apresentada há mais tempo, o que teria permitido que este processo já estivesse mais avançado”.

Comentários