Museu Marítimo de Sesimbra avança na Fortaleza

Museu abre portas a 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar 

A instalação do Museu Marítimo de Sesimbra na Fortaleza de Santiago vai iniciar-se brevemente, anunciou o gabinete de imprensa do município. A exposição irá distribuir-se pelos vários espaços do imóvel, que foi totalmente recuperado, e convida o visitante a conhecer a realidade da pesca em Sesimbra desde a antiguidade até aos dias de hoje. "O museu reunirá peças ligadas à história da pesca, documentos e testemunhos iconográficos associados às memórias coletivas, que serão complementados com meios audiovisuais e estruturas de apoio ao visitante", explica a autarquia. 
Fortaleza de Santiago recebe Museu Marítimo de Sesimbra 

Estará para breve o início das obras de instalação do Museu Marítimo de Sesimbra na Fortaleza de Santiago. De acordo com a autarquia, "a exposição irá distribuir-se pelos vários espaços do imóvel", onde quem visite possa conhecer a história do mar [e das gentes] de Sesimbra, desde os tempos dos primeiros homens do mar até aos dias de hoje.
Um dos espaços apresenta registos alusivos à pesca no povoado do Calcolítico do Outeiro Redondo, bem como a presença dos fenícios, romanos e árabes, comprovados pela descoberta de matérias provenientes de trabalhos arqueológicos e descobertas feitas no concelho.
A exposição dá ainda a conhecer, explica a autarquia, "as localizações dos bancos de pesca, rotas e viagens, mapas, tecnologias associadas à navegação, embarcações, mareantes, naufrágios, tradições religiosas, e evolução geológica e histórica da região, não esquecendo o trabalho de investigação desenvolvido pelo Rei D. Carlos, a história da Fortaleza e o Parque Marinho Luiz Saldanha".
A instalação do Museu na Fortaleza de Santiago está orçada em 248 mil euros, e é comparticipada pelo Fundo Europeu das Pescas em 50 por cento, no âmbito do Projeto de Valorização da Cultura Marítima e Piscatória de Sesimbra. 

Comentários