Mercado à Mesa foi sucesso em Santiago do Cacém

Tasquinhas em pleno mercado municipal atraíram milhares de pessoas 

O dia 26 de Julho marcou o encerramento da 2.ª edição das Tasquinhas – Mercado à Mesa, que durante um mês possibilitou, em pleno Mercado Municipal de Santiago do Cacém, um roteiro gastronómico singular pelos sabores locais e regionais. A iniciativa voltou a redundar num “grande sucesso”, assegura Nuno Santos, responsável pela organização. Durante os dias da iniciativa, o Mercado Municipal de Santiago do Cacém tornou-se num espaço de diversão, com um ambiente ideal para jantar, petiscar e degustar vários pratos típicos. As Tasquinhas – Mercado à Mesa prometem regressar em 2016 e continuar a estimular a economia local, que saiu uma vez mais reforçada. 
Mercado de Santiago do Cacém  recebeu Tasquinhas à mesa 

"Quero agradecer o apoio que a autarquia nos deu, bem como a Junta de Freguesia e as outras entidades envolvidas no certame. Todos nós estamos de parabéns, pois conseguimos, mais uma vez, fazer um evento que teve grande sucesso”. Nuno Santos sublinha que “a opinião das pessoas, em termos gerais, é de que se trata de um evento que marca a diferença. Santiago merecia ter um acontecimento como este, que proporciona o convívio e o envolvimento de uma série de agentes económicos da nossa região, que estão a fazer aquilo que melhor sabem fazer”.
As novidades e as apostas para esta segunda edição acabaram por se revelar acertadas, sempre com as iguarias locais em evidência. “Os nossos valores são acima de tudo os gastronómicos. Este ano apostámos acima de tudo em ter mais variedade, melhor apresentação dos produtos e abranger um bocadinho mais a nossa montra gastronómica. E foi conseguido!” Nuno Santos faz um agradecimento “a todos os comerciantes que este ano inovaram um bocadinho”, tendo respondido afirmativamente ao desafio da organização.
Sobre as potencialidades gastronómicas da região, a organização destaca a qualidade diferenciadora dos produtos. “Nós conseguimos encontrar muitos produtos pelo país, mas como os nossos não, são diferentes. Temos aqui mariscos, em que somos privilegiados devido à nossa costa; temos o nosso peixe; as carnes de porco alentejano e todos os seus derivados, como os enchidos; e temos os queijos. Foi dado o benefício aos produtos locais”, diz Nuno Santos.
A agenda cultural paralela também teve um impacto positivo na população e foi o complemento ideal para a componente gastronómica. Nos dias 25 e 26 de Julho, a Associação de Artesãos organizou uma Feira de Artesanato e a animação esteve a cargo das Marchas de Ermidas-Sado e do Grupo de Música Tradicional de Portel – “Estrelas do Sul”, respetivamente. 
Também neste ponto, Nuno Santos realça “a variedade, como o cante alentejano, as marchas populares, ou o baile de São Pedro”. Todos estes “condimentos” fizeram com que o registo de entradas diárias no Mercado Municipal fosse “muito interessante”.
As Tasquinhas – Mercado à Mesa é uma ideia original de Nuno Santos e realizou-se em colaboração com a Câmara  de Santiago do Cacém; a União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra; o Crédito Agrícola – Costa Azul; a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; o IEFP; a ADL e a Associação de Artesãos de Santiago do Cacém.

Comentários