Grândola dedica semana gastronómica ao tomate

17 restaurantes do concelho com pratos dedicados ao tomate alentejano 

Até 9 de Agosto, o município de Grândola recebe a segunda edição das “Semanas Gastronómicas”, que conta com a participação de 17 restaurantes. E a que é que sabe a vila?! A tomate, concerteza. Esta iniciativa de promoção gastronómica tem como objetivo dar a conhecer e a saborear os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica considerada pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade e que se distingue pela presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura.
Sopa de tomate é um dos pratos típicos da região 

De 1 a 9 de Agosto nos restaurantes participantes poderá saborear uma grande diversidade de pratos confecionados com tomate. As sugestões passam pelas tradicionais “Sopas de Tomate”, a tão apreciada “Caldeirada de Peixe” ou a “Tomatada” aos pratos da cozinha moderna como a “Salada de caranguejo e guacamole e tomate cherry da nossa horta” ou “Tomates recheados com risotto de cogumelos e camarão” e o “Gelado de Tomate abaunilhado com coulis de tomate”.
As “Semanas Gastronómicas” decorrem até ao final do ano, na primeira semana de cada mês incluindo dois fins-de-semana, e apresentam uma ementa preparada com um ou vários produtos da época.Esta iniciativa de promoção gastronómica tem como objetivo dar a conhecer e a saborear os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica considerada pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade e que se distingue pela presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura.
Por todo o Alentejo abunda esta diversidade de produtos absolutamente única, a que acrescentamos o porco, a caça e o borrego. O Concelho de Grândola apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies.
De acordo com o município, as “Semanas Gastronómicas” decorrem até ao final do ano, na primeira semana de cada mês incluindo dois fins-de-semana, e apresentam uma ementa preparada com um ou vários produtos da época, dando, desta forma, a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês.
Consulte aqui a  Listagem dos Restaurantes participantes e sua localização e Ementas:

Comentários