Fruta de Palmela refresca menu de 22 restaurantes

 Concurso premeia as melhores compotas e doces de fruta

Durante os meses de verão, os campos da região de Palmela produzem uma grande variedade de frutas, como é o caso das ameixas, dos alperces, das peras, dos morangos, dos figos, dos pêssegos, das uvas e da característica Maçã Riscadinha de Palmela, que 22 estabelecimentos de restauração do concelho vão utilizar na confeção de pratos aromáticos, apelativos e inovadores. Assim, para promover a "versatilidade da fruta e os referidos produtos e incentivar a criação de PME nas áreas da gastronomia e doçaria", o município promove, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Compota de Fruta de Palmela. O concurso, que vai premiar as melhores compotas e doces de fruta de 2015, decorre durante a tarde deste sábado, na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela. 
Melhor compota de fruta de 2015 é conhecida amanhã em Palmela 

De âmbito regional, este concurso pretende promover e divulgar a fruta de Palmela, através da confeção de compotas ou doces, integradas na gastronomia local, assumida como um importante fator de promoção turística. Podem participar no concurso todas as pessoas interessadas, individualmente ou em representação de estabelecimentos comerciais ou empresas, oriundos ou sediados na Península de Setúbal. Cada concorrente pode apresentar até cinco doces ou compotas de frutas da região de Palmela, a entregar na Casa Mãe até ao dia do concurso.
A escolha da melhor compota de 2015 é da responsabilidade do júri composto por representantes da Confraria Gastronómica de Palmela (Presidente do júri), da Câmara Municipal de Palmela, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, bem como de Vitor Salgueiro, vencedor da edição de 2014.
A iniciativa decorre na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal,  no Largo de S. João, em Palmela.
Integrados no programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor!”, os Fins de Semana Gastronómicos da Fruta de Palmela estão de regresso nos dias 17, 18 e 19 de Julho, nos estabelecimentos aderentes.
Durante os meses de verão, os campos da região de Palmela produzem uma grande variedade de frutas, como é o caso das ameixas, dos alperces, das peras, dos morangos, dos figos, dos pêssegos, das uvas e da característica Maçã Riscadinha de Palmela, que 22 estabelecimentos de restauração do concelho vão utilizar na confeção de pratos aromáticos, apelativos e inovadores.
"Devido à grande variedade de fruta que aqui é produzida, e de forma a perpetuar o seu sabor e aroma ao longo de todo o ano, muitos particulares e empresas optam, também, pela produção de deliciosos doces e compotas de fruta", explica fonte da Câmara de Palmela ao ADN. 

Comentários