Festa do Barreiro recupera tradição esquecida

Festas levantam "o mastro" um mês antes do certame 

A Comissão de Festas do Barreiro irá recriar uma tradição de há muito tempo. Ainda existem barreirenses que o recordam. Era o costume de levantar um “mastro” um mês antes do evento ter início, no recinto onde irá ocorrer. Esta cerimónia simbólica irá ocorrer  esta terça-feira, 7 de Julho, pelas 21 horas, no Largo em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Nesta ocasião, serão divulgados os dois “nomes” que completam a programação do Palco das Marés, para os dias 11 e 16 de Agosto.  As festas maiores da cidade do Barreiro realizam-se de 7 a 16 de Agosto. Os espetáculos com Mickael Carreira e Jorge Fernando vão animar os dois primeiros dias do Palco das Marés.
Falta um mês para arrancar as festas do Barreiro 

O “mastro”, conhecido por “painel”, está intimamente ligado à História do Barreiro, do Rio, das suas embarcações, da sua comunidade piscatória e à lenda da chegada da imagem ao Barreiro. Para ajudar a recriar a tradição, à semelhança das últimas vezes em que esta foi cumprida, a marcar o momento haverá uma pequena intervenção da Banda Municipal do Barreiro – antes, refira-se, era a Banda da CUF a atuar.
O levantar do “mastro” tinha origem nos mastros de tartaranha (que estavam à popa e proa da Muleta); mais tarde passaram a ser mastros de fragata, ou dos lugres bacalhoeiros. O “mastro” foi colocado em frente da Igreja, até 1972.
Mickael Carreira (7 de Agosto). Jorge Fernando (8 de Agosto), Noite do Cante Alentejano (9 de Agosto), Big Band da Escola Jazz do Barreiro (10 de Agosto), Fados & Companhia Limitada (12 de Agosto), Fast Eddie Nelson e Cooperativa Guitarrística Barreirense (13 de Agosto), Grupos da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (14 de Agosto) e Banda Municipal do Barreiro (15 de Agosto) são os restantes oito nomes, que “fecham” o “cartaz” do palco das Marés das Festas do Barreiro 2015, de 7 a 16 de Agosto. Sete das dez noites são preenchidas por artistas ligados ao Barreiro.
Regina Janeiro, presidente da Comissão de Festas e Vereadora da Câmara do Barreiro, salientou que esta “é a comissão mais alargada que alguma vez tivemos”, considerando que “quantos mais formos, melhor as Festas refletem o sentimento da população”.
Regina Janeiro referiu ainda que a planta das Festas de 2015 não sofre alterações em relação ao ano anterior, à exceção do ‘desenho’ da Mostra Empresarial e Institucional, que tem algumas melhorias em relação ao ano passado, fruto de inquéritos de satisfação feitos aos participantes.
A presidente da Comissão de Festas salientou ainda que “continuamos na fase de recolha de apoios”, de modo a construir o melhor possível as Festas do Barreiro 2015, que se espera que recebam cerca de 120 mil visitantes.
A 15 de Junho foi  também entregue o prémio monetário ao vencedor do Concurso “Cartaz Festas do Barreiro 2015”. Pedro Gonçalves, que elaborou a imagem vencedora, explicou que o tema “Interculturalidade” está representado no coração estilizado, que simboliza amor, amizade, compreensão, fraternidade e o respeito pela diferença. O fundo verde significa esperança, sendo que a restante cor remete para a alegria “que é o que se pretende com as Festas”.



Comentários