Canha recebeu Conversas no Bairro

Câmara do Montijo discutiu "futuro" de Canha 

No dia 4 de Julho teve lugar a 6.ª sessão pública da iniciativa Conversas no Bairro no Museu Etnográfico de Canha. A iniciativa procurou auscultar as problemáticas, as ideias e os contributos da sociedade civil para a revisão do Plano Director Municipal do Montijo. Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, iniciou a sessão recordando os objectivos estratégicos do plano: atrair mais habitantes, captar mais investimento, incentivar a reabilitação urbana e apostar na qualificação do espaço público. O autarca sublinhou, ainda, que se trata de uma revisão e não de um novo PDM. “O que está bom é para manter, o que está mal é para corrigir”, disse o chefe do executivo municipal. 
Câmara do Montijo discutiu efeitos do PDM na freguesia de Canha

A equipa do PDM identificou vantagens e problemáticas e apresentou algumas soluções associadas ao território canhense. Em termos diagnóstico Canha foi apresentada como uma freguesia em decréscimo populacional, com espaço público com pouca atractividade.
A EN251, que atravessa a vila por funcionar como barreira à correta estruturação do tecido urbano, foi apresentada como um problema, assim como a inexistência de estacionamento publico, a poluição da ribeira de canha, o desajustamento de perímetros urbano, o excessivo fraccionamento da propriedade rústica, a concentração da edificação ao longo do eixo rodoviário e a edificação dispersa.
A estruturação do espaço, o reperfilamento do troço da EN 251 com a criação de passeios e a substituição de pavimento, a construção de uma variante à vila de canha, a integração do troço da ribeira numa estrutura verde urbana, criando espaços de lazer e percursos pedonais, e a promoção da concentração urbana foram algumas das propostas apresentadas.
O público presente apontou como principais preocupações o despovoamento da vila, a necessidade de atrair actividades económicas e a requalificação de edifícios em ruinas no centro da vila.
“Conversas no Bairro” é um fórum aberto à participação pública dos cidadãos no processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). A Câmara Municipal do Montijo pretende com esta iniciativa rever o PDM com mais participação e transparência.

Presidente quer acabar PDM neste mandato 
Nuno Canta esclareceu que a revisão do PDM assenta “num modelo territorial que valoriza, em primeiro lugar, a qualidade de vida urbana”, acrescentado que um dos problemas dos bairros novos da cidade prende-se com a questão dos “vazios urbanos, que são espaços por ocupar mesmo ao lado de prédios novos. Nesta revisão do PDM, a câmara necessita de arranjar mecanismos para resolver este problema”.
O autarca assumiu “o desígnio de terminar a revisão do PDM neste mandato autárquico” e garantiu que o documento vai assentar em objetivos estratégicos como “atrair habitantes, captar investimento, incentivar a reabilitação e regeneração urbana, qualificar o espaço público, potenciar o espaço rural e florestal e promover a melhoria ambiental do território”.
Sempre de entrada livre, a terceira sessão está agendada para o dia 18 de Junho, às 16 horas,  na Cooperativa Agrícola da Santo Isidro de Pegões. Se tem alguma ideia para esta freguesia inscreva-se como orador/participante nas Conversas no Bairro, através do formulário disponível no site da Câmara do Montijo.



Comentários