Barreiro e Moita lançaram obra do canil intermunicipal

Investimento junta os dois municípios em nome dos animais 

As câmaras do Barreiro e da Moita assinaram um protocolo de cooperação para a construção de um Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes, no qual vão investir 267 mil euros. A assinatura da consignação da empreitada de construção daquele equipamento decorreu no inicio deste mês e assinalou o início da obra, localizada junto ao Mercado Abastecedor do Barreiro, na Quinta das Rebelas, cujo prazo de execução previsto é de cinco meses. De salientar que o Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes vai contemplar 33 boxes para cães, três celas de quarentena, um gatil, e um espaço administrativo. "O novo equipamento é um importante passo para os dois municípios, no que respeita à questão ambiental, proporcionando melhores condições aos animais abandonados", realçam as duas autarquias.
Novo canil deve estar em funcionamento no inicio de 2016

"Há muito que as nossas instalações são desadequadas e há muito que estudávamos uma solução. Já a encontrámos e procuramos, assim, resolver um problema dos dois concelhos", disse o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, durante a assinatura do protocolo de cooperação para a construção de um Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes
O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, também se mostrou satisfeito pelo acordo conseguido e afirmou que o trabalho conjunto deve ser algo para continuar.
"É um bom exemplo que devemos replicar noutras ocasiões. Procuramos resolver problemas que são sentidos nos dois concelhos e juntar esforços e este acordo é bom exemplo de juntarmos esforços e recursos para prestar um melhor serviço público", defendeu o autarca.
O novo Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes ficará localizado junto ao Mercado Abastecedor do Barreiro e irá contemplar 33 boxes para cães, celas de quarentena, um gatil e um espaço administrativo.
O valor inicial da obra é cerca de 267 mil euros. A obra arrancou no final de Julho e deverá estar concluída ate final deste ano. De acordo com  protocolo assinado entre os dois municípios, as despesas irão obedecer a uma repartição de 60 por cento para o município do Barreiro e de 40 por cento para o da Moita.

Moita reforça campanha sobre dejetos de cães na via pública
A Câmara da Moita acaba de lançar a segunda fase de uma campanha de sensibilização junto dos munícipes, relativa ao problema dos dejetos dos cães na via pública.
A autarquia alerta, assim, para o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município da Moita que, no seu artigo 41º - “Disposições especiais relativas a cães e outros animais”  que determina, entre outros aspetos importantes, que “os detentores ou acompanhantes de animais devem proceder à limpeza e remoção imediata dos dejetos destes da via pública ou de outros espaços públicos”. A violação das disposições constantes neste artigo constitui uma contraordenação punível com coima de 150 a 2700 euros, no caso de pessoas singulares, e de 250  a 11 mil euros, no caso de pessoas coletivas. O regulamento está disponível para consulta no site da Câmara Municipal da Moita.
"Além de conspurcarem o espaço público, que é de todos, os dejetos caninos podem facilitar a transmissão de doenças com consequências graves para a saúde pública", alerta o município da Moita em nota enviada ao ADN.

Comentários