Qualidade 'Azul' na praia da Figueirinha

Setúbal tem uma praia "azul" e duas com "qualidade de ouro" 

A Praia da Figueirinha, na Serra da Arrábida, ostenta, desde o final da manhã de dia 24, a Bandeira Azul, prestigiado galardão que atesta a qualidade de excelência da água e do areal da zona balnear da orla marítima de Setúbal. A Bandeira Azul está presente pelo sétimo ano consecutivo na Figueirinha, praia com “condições excecionais de utilização”, sublinhou o vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara  de Setúbal, Manuel Pisco, na cerimónia de hastear do galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. Além das bandeiras Azul e Praia Acessível, a Praia da Figueirinha está classificada pela Quercus como Praia Qualidade de Ouro, galardão também presente nas praias de Galapos e do Portinho da Arrábida e que atesta a excelência das águas.
Bandeira azul já foi hasteada na Praia da Figueirinha 

A Praia da Figueirinha, com um areal limpo e água transparente, com a Serra da Arrábida como cenário, é uma das zonas balneares de Setúbal mais procuradas e um dos locais de eleição para a dinamização da habitual “época de praia” promovida pelos estabelecimentos de ensino.
O autarca destacou que “o histórico de registos da qualidade da Praia da Figueirinha tem sido sempre excelente”, situação que é comprovada com a atribuição da Bandeira Azul, um “ato simbólico mas revestido de uma importância acrescida”, em concreto “a confiança que atesta aos utilizadores”.
Para Manuel Pisco, mais do que um galardão hasteado, a Bandeira Azul materializa “as excelentes condições que a Praia da Figueirinha tem para oferecer”. A prestigiada distinção transmite, igualmente, “a garantia aos utilizadores de que é uma zona balnear de confiança e de excelência”.

“Faz da praia a tua mudança” dá tema à edição de 2015 da Bandeira Azul
A cerimónia de hastear da Bandeira Azul na Praia da Figueirinha, galardão europeu que este ano foi atribuído a um total de 299 praias portuguesas, marítimas e fluviais, entre Portugal continental e ilhas, contou com a participação do capitão de Porto de Setúbal, Luís Jimenes.
A distinção é atribuída anualmente mediante a avaliação de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, repartidos pelos grupos “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.
A Bandeira Azul, implementada à escala europeia em 1987, por iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo consciencializar os cidadãos para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar ações conducentes à resolução de problemas existentes.
“Faz da praia a tua mudança” dá tema à edição de 2015 da Bandeira Azul, temática sobre a qual são desenvolvidas 707 ações de sensibilização ambiental programadas para as praias e marinas portuguesas, ao longo da época balnear, a qual decorre em Setúbal até 15 de Setembro.

Portinho da Arrábida e Galapos têm qualidade de ouro 
As infraestruturas de mobilidade, comodidade e segurança implementadas na Figueirinha e que a promovem como uma zona balnear para todos os cidadãos, valem também a atribuição da Bandeira Praia Acessível, galardão patente desde 2009 e que resulta de vários investimentos municipais concretizados.
Além das bandeiras Azul e Praia Acessível, a Praia da Figueirinha está classificada pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza como Praia Qualidade de Ouro, galardão também presente nas praias de Galapos e do Portinho da Arrábida e que atesta a excelência das águas.
Estas zonas balneares costeiras do concelho de Setúbal foram três das 314 praias portuguesas que em 2015 obtiveram classificações máximas de qualidade da água, como resultado de nos últimos quatro anos, entre 2011 e 2014, terem recebido a avaliação de “Excelente”.
As distinções das praias da Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida resultam do balanço que a Quercus faz da qualidade das águas das praias no início de cada época balnear com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Comentários