Praia da Figueirinha interdita a banhos até domingo

E.Coli interdita praia no regresso da época balnear 

As análises feitas à água detetaram uma grade quantidade da bactéria E-coli e por isso a Capitania do Porto de Setúbal decidiu interditar os banhos na praia da Figueirinha, em Setúbal, pelo menos até domingo. É um alerta que surge no primeiro fim de semana da abertura da época balnear em Setúbal e das habituais restrições ao transito nesta altura (só é possível circular na EN 379-1 no sentido Outão - parque de estacionamento do Creiro, das nove às 21 horas. A Praia da Figueirinha irá receber a bandeira azul no dia 24 de Junho. Em todas as outras da zona da serra da Arrábida, as praias de Galapos, Galapinhos e Creiro as análises feitas à água não detectaram qualquer problema.
Agência Portuguesa do Ambiente detecta E.coli na Figueirinha 

A praia da Figueirinha, uma das mais frequentadas no concelho de Setúbal, está interditada a banhos pelo menos até domingo devido a "contaminação fecal", disse hoje à Lusa o capitão do porto de Setúbal, Luís Jiménez.
"Recebemos informação da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] de que foi feita uma análise regular às águas da praia da Figueirinha que apresentou valores anormais da bactéria 'E. coli' e de que o delegado de Saúde, mediante estes resultados, desaconselhava a prática balnear", disse.
"A própria APA colocou nos acessos às unidades balneares da Figueirinha os cartazes `banhos desaconselhados" e eu contactei cada um dos quatro concessionários da praia e os respetivos nadadores-salvadores e coloquei a bandeira vermelha de interdição a banhos", acrescentou.Em todas as outras da zona da serra da Arrábida, as praias de Galapos, Galapinhos, Portinho da Arrábida e Creiro as análises feitas à água não detectaram qualquer problema.

Figueirinha com Bandeira Azul a partir de quarta-feira 
A cerimónia de hastear da Bandeira Azul na Praia da Figueirinha, em Setúbal, realiza-se a 24 de Junho, às 11 horas, na qual participa o vereador do Ambiente da Câmara Municipal, Manuel Pisco. A Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência da Praia da Figueirinha, está presente pelo sétimo ano consecutivo nesta zona balnear da orla marítima de Setúbal.
O galardão é atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, entidade que concedeu este ano o galardão a um total de 299 praias portuguesas, marítimas e fluviais, entre Portugal continental e ilhas.
No Norte, contabilizam-se 65 praias com a Bandeira Azul e no Centro, 27, enquanto na região do Tejo receberam o galardão 54. No Alentejo são distinguidas 26, entre elas a Praia da Figueirinha, e no Algarve há 85 praias a ostentar a bandeira.
Nas ilhas, regista-se a atribuição da Bandeira Azul a 31 praias no arquipélago dos Açores, enquanto na região da Madeira assinala-se o galardão distingue um total de 11 praias.
A Bandeira Azul, implementada à escala europeia em 1987, por iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, está também patente este ano em 15 marinas portuguesas.
“Faz da praia a tua mudança” dá tema à edição de 2015 da Bandeira Azul, temática sobre a qual são desenvolvidas 707 ações de sensibilização ambiental programadas para as praias e marinas portuguesas, ao longo da época balnear, a qual decorre em Setúbal entre 15 de Junho e 15 de Setembro.
A Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução de problemas existentes.
A distinção é atribuída anualmente mediante a avaliação de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, repartidos pelos grupos “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

Estradas da Arrábida com novas regras de circulação no verão 
As medidas contemplam a circulação em sentido único na EN 379-1 entre o Outão e o parque de estacionamento do Creiro (nascente/poente) das nove às 21 horas. Estes condicionamentos vigoram apenas aos fins de semana entre 20 e 28 de Junho e durante todo os dias entre 1 de Julho e 15 de Setembro. Excetuam-se a esta limitação na circulação os transportes públicos e as viaturas de transporte escolar, entre o Outão e a Figueirinha, e os veículos de emergência, de duas rodas e devidamente autorizados, entre o Outão e o Creiro. 
As novas regras estabelece a emissão de dois modelos de cartões de circulação autorizada, um para o troço compreendido entre o Outão e a praia da Figueirinha, o outro para a faixa entre o Edifício dos Pilotos e o Portinho da Arrábida.
Aos comerciantes, concessionários e moradores das áreas abrangidas pelos condicionamentos também serão atribuídos dois cartões de zona.
A empresa Transportes Sul do Tejo assegura um transporte público de ida e volta entre o parque de estacionamento da Secil, no Outão, e a Praia da Figueirinha, com frequência de vinte minutos, entre as nove e as 20 horas.
Outra das restrições impostas naqueles períodos e horários é a proibição da circulação, igualmente no sentido nascente/poente da EN 379-1, de viaturas com mais de 3500 Kg entre o túnel da Figueirinha e o parque de estacionamento do Creiro.
O plano de circulação para as praias prevê ainda a proibição do trânsito automóvel do Edifício dos Pilotos até ao Portinho da Arrábida entre 1 de Julho a 30 de Agosto, no período das nove às 19 horas. Estão excluídos os veículos de emergência e de duas rodas e as viaturas devidamente autorizadas.


Comentários