Mercado de peixe de Setúbal é um dos melhores do mundo

Jornal norte-americano coloca mercado com um dos melhores do mundo 

O mercado de peixe do Livramento, em Setúbal, foi considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo. A sardinha é a estrela e os azulejos das paredes também não escaparam ao USA Today. Os mercados de peixe ainda existem, mas já nem sempre são a primeira opção quando queremos comprar robalos ou carapaus para o jantar. A pensar no mar, essa “fonte preciosa de comida”, e nos locais que mantém a tradição de vender o que ele nos dá, o USA Today fez uma lista dos mais famosos mercados de peixe do mundo. Entre eles está o "nosso"  mercado do Livramento. A história do Mercado do Livramento tem quase 139 anos para contar, com início em 1876, data de inauguração daquele que viria a tornar-se um dos mais emblemáticos espaços comerciais de Setúbal. Foi totalmente remodelado há dois anos pela autarquia de Setúbal,  de acordo com as exigências dos tempos modernos, a importância do Mercado do Livramento remonta ao século XIX, quando população e comerciantes exigiram a melhoria das condições de venda.
Mercado do Livramento entre os melhores do mundo 
A publicação destaca que Setúbal é “uma área com uma grande tradição de pesca” e sublinha que, naquele mercado, a estrela é a sardinha. Chegam mesmo a recordar que Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de junho, mês das festas populares de St. António, S. João e S. Pedro.
A decoração do Livramento, único mercado português em destaque, também não escapou ao USA Today. Referem as paredes, cobertas pelos “chamados azulejos”, que retratam cenas da vida quotidiana, “como a pesca ou a agricultura”. No mercado premiado estão 5700 peças de azulejos.
Além de Setúbal, cabem na seleção o mercado de peixe de Tsukiji (Tóquio - Japão) que é, aliás, o maior do mundo. O trunfo daquele mercado é o atum fresco, que é em parte vendido para restaurantes de sushi. As ostras e o marisco também deliciam quem por lá passa às compras. No top dos maiores mercados de peixe do mundo, em segundo lugar está o Mercado Central de Pescados de Madrid (Espanha).
O USA Today refere-se também ao mercado de peixe de Bronx, num dos bairros de Nova Iorque. Lá, é o peixe vermelho que ganha mais protagonismo. O mercado de Banguecoque, na Tailândia, é considerado um dos mercados icónicos da Ásia e no mercado de peixe de Noryangjin, na Coreia do Sul, estão disponíveis cerca de 800 variedades de peixe e marisco.

A história do mercado do Livramento 
A história do Mercado do Livramento tem quase 139 anos para contar, com início em 1876, data de inauguração daquele que viria a tornar-se um dos mais emblemáticos espaços comerciais de Setúbal. Foi totalmente remodelado há dois anos pela autarquia de Setúbal,  de acordo com as exigências dos tempos modernos, a importância do Mercado do Livramento remonta ao século XIX, quando população e comerciantes exigiram a melhoria das condições de venda.
O comércio era feito em barracas espalhadas pelas ruas da então vila de Setúbal, em particular das praças da Ribeira Velha e do Sapal (hoje, Praça de Bocage), o que gerava protestos contra o cheiro nauseabundo a peixe, a falta de higiene e as áreas exíguas de venda.
A 31 de Julho de 1876, o presidente da Câmara Municipal, António Rodrigues Manito, cortava a fita do novíssimo Mercado do Livramento, assim baptizado por ter sido construído sobre a ribeira com o mesmo nome.
O antigo edifício, de 80 metros de comprimento e 52 de largura, que albergou 44 mesas, das quais 24 em pedra, sucumbiu perante o ritmo da Revolução Industrial, tendo o espaço sido demolido em 1927 por se encontrar obsoleto e incapaz de satisfazer as necessidades da população.
Nova fita foi cortada três anos depois, a 10 de Julho de 1930, no mesmo local onde o antigo Mercado do Livramento já havia criado afinidades junto da população.
Renasce, então, o mercado, agora em Arte Deco, muito em voga na época, com três hangares, com colunas em ferro fundido, orientados de Norte para Sul.
No espaço interior, as paredes estão revestidas com vários painéis de azulejos com cenários alusivos a paisagens e a actividades económicas típicas do concelho.
De 1929 datam as obras “Descarga das Redes”, “Transporte de Sal”, “Reparação das Redes”, “Recolha do Sal”, “Descarga da Sardinha”, “Salga do Peixe”, “Setúbal – Vista Geral” e “Colheita da Azeitona”.
Os painéis “A Vindima”, “O Antigo Mercado”, “Lavra e Sementeira” e “Rega do Pomar” foram colocados em 1930, enquanto as restantes imagens da cidade, do campo e do Sado são de 1940.
Em 2013 foi totalmente renovado e melhorado e é, por essa altura, um dos melhores mercados de peixe do mundo.
“A história e evolução do Mercado do Livramento estão intrinsecamente ligados à memória coletiva setubalense. Hoje é um dia de grande alegria para toda a cidade”, salientou Maria das Dores Meira, reforçando o papel central do equipamento no quotidiano urbano. “O Mercado é também uma sala de visitas de Setúbal”, realçou a presidente da Câmara de Setúbal.

Comentários