Grândola mantem nove praias com bandeira azul

Autarquia satisfeita com qualidade das praias e das infraestruturas  

O presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, manifestou-se satisfeito por manter nove praias com bandeira azul no concelho, apesar de lamentar que a Atlântica tenha perdido o galardão. O objetivo do município de Grândola, no distrito de Setúbal, era ter a bandeira azul hasteada em todas as 10 praias do concelho, no entanto, "divergências" entre entidades com interesses na praia Atlântica impediram que tal acontecesse, disse António Figueira Mendes à agência Lusa. Cinco das seis praias de Sines mantêm também o galardão: Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha - Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro. O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, explicou  que o município decidiu não candidatar a praia de Morgavel, por considerar que não estavam reunidas as condições.
Bandeira Azul já "mora" em 22 praias do litoral alentejano 

Só uma praia do concelho de Grândola, não tem bandeira azul nesta época balnear: a Atlântica. Segundo o autarca de Grândola, a “situação complexa" envolve o concessionário da praia, o proprietário do terreno e a associação que gere a urbanização Soltróia, sendo que nenhuma das partes quer assumir a reparação de um passadiço danificado, sem a qual a atribuição do galardão de qualidade é negada.
António Figueira Mendes realçou o facto de o município de Grândola manter nove bandeiras azuis, uma vez que a praia da Galé-Fontaínhas recuperou o galardão perdido no ano anterior, graças à resolução de "alguns problemas de saneamento" e de acessibilidade, tendo sido ultrapassada a questão de os utentes terem de pagar entrada no parque de campismo local.
As praias distinguidas em Grândola são Tróia-Mar, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé, Comporta, Carvalhal, Pego, Galé-Fontaínhas, Aberta Nova e Melides.
Cinco das seis praias de Sines mantêm também o galardão: Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha - Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro.
O presidente da Câmara  de Sines, Nuno Mascarenhas, explicou à Lusa que o município decidiu não candidatar a praia de Morgavel, por considerar que não estavam reunidas as condições.
No litoral alentejano são hasteadas mais 11 bandeiras azuis, duas no concelho de Santiago do Cacém (Costa de Santo André e Fonte do Cortiço) e seis em Odemira (Franquia, Furnas e Farol, as três em Vila Nova de Milfontes, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal), num total de 22.
A marina de Tróia e o porto de recreio de Sines foram também distinguidos com o galardão.
A bandeira azul vai ser hasteada este ano em 299 praias, mais uma do que em 2014, e em 15 marinas, menos duas que no ano passado, anunciou na quinta-feira passada a Associação Bandeira Azul.
Do total das praias galardoadas, 283 são costeiras, registando-se três novos locais na lista global: Canaveias (Centro), Praia da Pampilhosa da Serra (Tejo) e Beliche (Algarve).

Agência de Notícias

Comentários