Dia B 2015 já está em marcha no Barreiro

5500 pessoas prontas para melhorar a imagem do concelho em dois dias 

O Dia B "já começou" no Barreiro. Alguns dos muitos milhares de participantes desta mega iniciativa de voluntariado urbano já entraram em ação para que tudo esteja operacional nos dias 5 e 6 de Junho. Dada a “envergadura” dos projetos inscritos, alguns já estão em marcha, como se pode verificar na Avenida da República, Barreiro, com uma equipa da Escola de Fuzileiros Navais a trabalhar na recuperação dos Muros da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário. A iniciativa conta com 5500 inscritos, distribuídos por cerca de 100 ações. O Dia B vai já na sua 4.ª edição e este ano terá certamente um sabor especial, sobretudo depois de ter ficado entre os 10 vencedores do Prémio “Todos queremos o melhor para o nosso bairro”, organizado pela Comunidade EDP e a Revista “Visão”, com o Alto Patrocínio da Presidência da República. A vice-presidente da autarquia, salienta que o Dia B tem crescido "ano após ano". 
Centenas de acões de reparo e pintura decorrem ente 5 e 6 de Junho

A caminhada ecológica, desde a praia de Alburrica, passando pela Torralta, até Copacabana, irá atravessar a cidade, promovendo a atividade física e a melhoria do meio ambiente Estas ações tiveram como base ideias, projetos e sugestões dos munícipes e entidades.
Esta caminhada visa a "limpeza das praias fluviais e zonas ribeirinhas com início na praia de Alburrica até à praia de Copacabana e Plantar uma árvore na cidade”, adianta Mónica Duarte, coordenadora do projeto.
A vice-presidente da autarquia salienta que esta ação de voluntariado que percorre a cidade e o concelho, no início de Junho,  “surge da vontade de uma série de entidades e individualidades”. Sofia Martins conta que, de ano para ano, surgem mais voluntários e mais desafios ao projeto que se pretende que “seja marcante na nossa vida e na cidade”.
A autarca agradeceu ainda aos parceiros, patrocinadores, aos trabalhadores da autarquia e das freguesias e aos restantes intervenientes, porque são eles "que tornam possível este mega projeto de voluntariado urbano na nossa cidade", concluiu Sofia Martins.
O presidente da autarquia refere que, independentemente da responsabilidade da Câmara do Barreiro e das freguesias na gestão do Concelho, as instituições e os cidadãos podem e devem construir soluções para o Barreiro. “O Dia B é uma forma de dar um contributo e corresponsabilizar todos pelo Concelho que vamos construindo”, realça Carlos Humberto.  O autarca salientou ainda a importância do “ato de participar, em que todos damos um pouco de nós para que todos em conjunto possamos receber algo melhor”.
Ainda no âmbito do dia B, lançou-se o desafio aos trabalhadores da Câmara do Barreiro e familiares para se juntarem por uma causa, promovendo o convívio e reforçando a mensagem "juntos fazemos melhor". Esta iniciativa "traduz-se na cooperação entre os trabalhadores no exercício ativo de cidadania e voluntariado, bem como no reconhecimento e promoção de valores e princípios de solidariedade, desenvolvimento pessoal, social e humano", explica a autarquia do Barreiro.

As zonas de intervenção 
Vários muros irão ser pintados por voluntários do Dia B
No dia 5, além das inúmeras ações de pintura, limpeza e criação de novos espaços verdes e hortas pedagógicas, haverá, também, decoração, com trabalhos desenvolvidos por vários alunos do 1º ciclo, bem como plantação de árvores, no Parque da Cidade, e junto ao Mercado Municipal do Lavradio.
No dia 6, há intervenções no Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena: Pintura de muros e de bancos no Parque da Cidade; plantação de árvores no Polis; pintura de bancos no Polis; limpeza e pintura da envolvente do Leças; pintura de muros e resguardos da Rua de Luanda; requalificação de Parque Infantil (Rua D. João I); limpeza da envolvente do 31 de Janeiro; pintura artística da Rua Almirante JM Cabeçadas; pintura de salas da EB nº5 pelos pais e encarregados de educação e pintura de dois murais artísticos na Rua Manuel Pacheco Nobre.
No Barreiro e Lavradio: Murais artísticos no Bairro das Palmeiras, muros da EMEF, junto do BE JAZZ, Rua Miguel Bombarda, Rua Dr. Câmara Pestana, na Escola Conde Ferreira, no passarinheiro do Parque Natércia Couto, pintura de muralha na Avenida Bento Gonçalves; reabilitação da Estação L; requalificação do Parque Natércia Couto; pintura do Largo da Rua Professor Egas Moniz; pintura do muro do Estádio Alfredo da Silva; instalação artística na área de Alburrica; pintura de moloks nos Fidalguinhos; pintura do Polidesportivo do Beira-Mar; intervenção na Rua José Relvas, requalificação do Parque Infantil na Avenida Bento Gonçalves e intervenção no Largo Rompana.
Em Palhais e Coina, há reabilitação sinalética da Mata da Machada, Mercado Municipal de Coina; e limpeza e manutenção da zona envolvente e pintura de mural no Catica, no Alto da Malhada.
Em Santo Antonio da Charneca, os voluntários vão requalificar o Parque Infantil do Centro Sociocultural do Bairro da Liberdade; pintura de PT na Cidade Sol; limpeza da zona envolvente ao Penalvense; pintura de salas da Escola da Vila Chã pelos pais e encarregados de educação.

Os parceiros da ideia 
A organização desta iniciativa cabe à Câmara Municipal do Barreiro, União das Freguesias do Alto Seixalinho, Santo André e Verderena; União das Freguesias do Barreiro e Lavradio; União das Freguesia Palhais e Coina; Junta de Freguesia de Santo António da Charneca.
Os parceiros desta edição são: Continente (Hipermercado Barreiro); Fisipe; Fórum Barreiro; Nova AP; Opticalia Santa Maria; Vivafit; Stalba; AKI; Sopsa; A Loja da Flor; Marcontin; Montana Lisboa; Clinibebé; Sovena; McDonald’s; Transportes J. L. Monteiro Lda; O Pial; Península Digital; Clube de Fotógrafos do Barreiro; CP – Comboios de Portugal; Transportes de Lisboa – Transtejo; TCB – Transportes Colectivos do Barreiro; Adhesive; Distrito Online; Newchance – Compra e Venda de Artigos em Segunda Mão; SUMA; Remax Easy 2; Amazing Change – Engenharia e Construção; Clínica Luso, Amarsul; J. Xavier & Dias.

Agência de Notícias

Comentários