Setúbal toma conta da Pousada da Juventude

Edifício acolhe centro  municipal da juventude 

O edifício da Pousada da Juventude de Setúbal vai passar a ser explorado pela câmara municipal, após a celebração de um protocolo, aprovado, na passada semana, em reunião pública, pela autarquia e a realizar com o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Movijovem. O protocolo destina-se à realização de um contrato de cedência de exploração de todo o edifício pertencente ao Instituto Português do Desporto e Juventude, o qual vai acolher o futuro Centro Municipal de Juventude.  
Centro  Municipal da Juventude passa para a  antiga pousada 

A proposta salienta que “o edifício em questão tem as portas encerradas ao público desde os finais de Janeiro de 2012, tendo, desde essa data, deixado de existir em Setúbal um espaço de alojamento que privilegie o público jovem”, acrescentando que o edifício tem servido apenas para o funcionamento da Loja Ponto Já, da Movijovem, e para alguns serviços administrativos do  Instituto Português do Desporto e Juventude.
A autarquia setubalense pretende implementar na Pousada da Juventude de Setúbal um Centro da Juventude, “espaço de vida, capaz de acolher cada um na sua singularidade, procurando dar resposta às suas dúvidas ou interpelações e, ao mesmo tempo, capaz de ajudar a integrar-se numa sociedade feita de muitas singularidades diferentes”. Na área da juventude, a autarquia de Setúbal tem como objetivo “despertar nos jovens a noção de pertença à sociedade, enquanto herdeiros da memória histórica da cidade”.
A autarquia, independentemente dos serviços a instalar no edifício, vai proceder à exploração direta da Pousada da Juventude como parte integrante da Rede Nacional de Pousadas de Juventude. Como o edifício foi disponibilizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude à Movijovem, o protocolo a celebrar define que a Movijovem cede ao município pelo prazo de 15 anos, com carácter renovável por iguais períodos, “a exploração da Pousada da Juventude de Setúbal na qual se inclui a título principal a gestão de dormidas”.
Em contrapartida pelo direito de exploração, a câmara municipal paga à Movijovem uma compensação financeira anual de mil euros.


Comentários