Almada em festa durante os Santos Populares

Festas Populares já arrancaram em Almada 

Ao longo do mês de Junho Almada celebra as festas populares. Até 27 de Junho os arraiais e os tradicionais bailes populares animam as freguesias do concelho com música ao vivo, as noites de sextas, sábados e vésperas de feriados. O Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, no Feijó, acolhe o 28.º Encontro de Cantares Alentejanos do Concelho de Almada , a 13 de Junho pelas 20h30, no qual participam sete grupos dos concelhos de Almada, Cuba, Castro Verde e Serpa, homenageando o Cante Alentejano, património imaterial da humanidade.
Marchas Populares são grande atracão das Festas de Almada 


A 20 de Junho, a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea convida todos para uma viagem com atividades artísticas e lúdicas, para todas as idades. Aulas de yoga e tai chi, visitas ao jardim botânico e às exposições, concertos, oficinas de arte, dança, teatro, um Mercado Crafts & Design ou um espaço de Petiscos do Mundo fazem a festa da Casa da Cerca.
Como já é habitual, desde 1992, cumpre-se a tradição e as marchas populares a concurso desfilam na véspera de São João (23 de Junho) na Av. Aliança Povo MFA, em Cacilhas. Também os mais novos apresentaram as suas marchas ontem de manhã, na Praça da Liberdade, em Almada.
De 15 a 25 de Junho decorre o XXIII Concurso de Montras do Concelho de Almada, com votação online com o objectivo de estimular o comércio local através da originalidade, criatividade e envolvimento do público.
Até 23 de Junho, a Câmara de Almada, em parceria com a SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada e com o apoio das freguesias, promove o Concurso de Quadras Populares. Esta iniciativa tem como finalidade distinguir as melhores quadras alusivas aos festejos de S. João em Almada.
Há também a tradicional procissão de S. João, santo padroeiro de Almada, em direção à Ramalha, no dia 23 de Junho, e de volta à Igreja de São Tiago, no dia 24 de Junho.
Durante o dia 27 de Junho o Solar dos Zagallos, na Sobreda, convida-o a descobrir os recantos dos jardins desta quinta de recreio do século XIX. Sob o tema Os Ofícios de um Solar no Século Passado, a Festa no Solar viaja até aos dourados anos 20 do século passado, com oficinas e ateliês, gastronomia, música, percursos, visitas guiadas, jogos tradicionais e muito mais para conhecer, experimentar e usufruir nesta casa do Século XVIII.

Agência de Notícias

Comentários