Simulacro de acidente em Águas de Moura

Comemorações do dia municipal do bombeiro chegam ao fim 

Sob o lema “Voluntários por opção, profissionais na ação”, continuam em curso as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro no concelho de Palmela, numa parceria da Câmara Municipal com as Associações de Bombeiros, apoiadas pela União de Freguesias de Poceirão e Marateca e pela Palmela Desporto. Como tem vindo a ser prática habitual, o programa comemorativo contempla várias iniciativas ligadas à prevenção e sensibilização para uma cultura de segurança, com destaque para um conjunto de simulacros de sismo e incêndio junto da comunidade educativa. O programa encerra este fim de semana com um simulacro de acidente, este sábado às 17 horas, em Águas de Moura .Trata-se de um exercício de atuação conjunta, envolvendo as três corporações de Bombeiros do concelho. A manhã de domingo é inteiramente dedicada à valorização dos bombeiros e do seu papel na comunidade. A sessão solene de homenagem, a partir das 11h30, no Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura fecha as comemorações do dia municipal do Bombeiro. 
Palmela dedicou mês de Maio aos bombeiros do concelho 

 No dia 23 de Maio, a organização promove, também, um simulacro de acidente rodoviário, envolvendo o Serviço Municipal de Proteção Civil, as três corporações de bombeiros do concelho (Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo), a GNR de Poceirão e o Comando Distrital de Operações de Socorro. Com início às 17 horas, o exercício decorre no entroncamento da Rua Rui Pimenta com a Rua Alberto Valente, em Águas de Moura, tendo como cenário um acidente entre duas viaturas ligeiras e uma máquina agrícola, do qual resultam cinco feridos.
O programa encerra no domingo, dia 24, com uma manhã inteiramente dedicada à valorização dos bombeiros e do seu papel na comunidade. Sublinhe-se a sessão solene de homenagem, a partir das 11h30, no Quartel dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura. No mesmo local, é possível, ainda, visitar a exposição “A arte de combater o fogo – século e meio de evolução”, uma parceria da Câmara  de Palmela, da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura e do Museu do Bombeiro do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, patente no Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura. 
A organização assinalou a 15.ª edição das comemorações com o lançamento do livro “Caminhos que convergem – o Município de Palmela e os seus Bombeiros”, trabalho de investigação desenvolvido pela Câmara Municipal, que recolhe memórias e testemunhos dos Bombeiros do concelho, dos seus corpos dirigentes e de todos os que se envolveram neste propósito.

Bombeiros do concelho recebem equipamento no valor de 42 mil euros
As corporações de bombeiros do concelho – Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo - vão receber equipamento de proteção individual de combate a incêndios no valor global de 42 mil euros. O investimento traduz-se em quinhentas novas unidades de equipamento, entre fatos de proteção individual, botas, cógulas (capuzes de proteção), luvas e capacetes, que deverão ser entregues até ao final de Maio.
Este importante apoio resulta de uma candidatura a fundos comunitários (Programa Operacional Valorização do Território/QREN, Eixo Prioritário II - Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos) levada a cabo pela Área Metropolitana de Lisboa, e na qual o Município de Palmela se envolveu. A candidatura, destinada à aquisição de equipamentos operacionais de proteção civil que permitam melhorar o combate a incêndios em espaços naturais, foi comparticipada em 85 por cento (843 mil 875 euros) e abrange 65 associações humanitárias de bombeiros da Grande Lisboa e da Península de Setúbal.
A Câmara Municipal de Palmela financia a aquisição dos equipamentos para as corporações do concelho com um apoio no valor de três milhões 136 mil euros, que vem somar-se a um conjunto de verbas já aprovadas, no âmbito do relacionamento estabelecido com as Associações de Bombeiros do concelho. Os protocolos celebrados, relativamente ao funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes, representam, este ano, a transferência de 338 mil 604 euros, e os apoios ao investimento ascendem aos 90 mil euros, registando-se, ainda, comparticipações nas despesas relacionadas com os seguros das viaturas de emergência.
Programa da semana:
Dia 23 de maio – sábado | Águas de Moura
17h00 Exercício de atuação conjunta envolvendo as três Corporações de Bombeiros do Concelho

Dia 24 de maio – domingo 08h00 Hastear de bandeiras com toque de sirene nos quartéis dos Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura
09h30 Exposição de viaturas de socorro e de combate a incêndios
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura
10h30 Receção às entidades oficiais
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura
11h00 Desfile apeado e motorizado
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura
11h30 Sessão solene de homenagem aos Bombeiros do Concelho
Local: Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura
13h00 Almoço convívio entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Direções, Comando e Corpos Ativos das Associações de Bombeiros do Concelho.

Agência de Notícias

Comentários