Setúbal quer ser "capital nacional da ilustração" em Junho

Festa da Ilustração vai mostrar ‘desenhos’ por toda a cidade 

A inauguração de uma exposição do ‘cartoonista’ André Carrilho, no dia 1 de Junho, na Casa da Cultura de Setúbal, assinala o início da Festa da Ilustração, que pretende fazer da cidade do Sado capital nacional da ilustração.Considerado como uma referência quando se falta de ‘cartoons’ ou ilustração em Portugal, André Carrilho é um dos nomes consagrados que participam da Festa da Ilustração, que promete animar espaços públicos e privados da cidade de Setúbal, durante todo o mês de Junho. Maria Keil, Lima de Freitas, João Abel Manta e Manuel João Vieira são outros nomes que vão estar representados na Festa da Ilustração, iniciativa que a Câmara de Setúbal acolheu com grande entusiasmo, como admitiu Pedro Pina, vereador da Cultura do município setubalense.
Exposição de André Carrilho pode ser vista em Setúbal em Junho

"A Festa da Ilustração é o primeiro passo que estamos a dar para estabelecer Setúbal como a capital nacional da ilustração. É a fazer desenhos que nos entendemos, que transmitimos ideias, sentimentos", disse o autarca na apresentação do evento, que decorreu na Casa da Cultura de Setúbal.
Idealizada pelo ‘designer’ setubalense José Teófilo Duarte e pelo jornalista e escritor João Paulo Cotrim, coordenador do projeto Gulbenkian/Casa da Leitura e consultor do Centro Cultural de Belém para a programação literária, a Festa da Ilustração vai mostrar ‘desenhos’ por toda a cidade de Setúbal.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, João Paulo Cotrim salientou que, além dos trabalhos de autores consagrados, a Festa da Ilustração conta também com a participação de alunos de diversas escolas secundárias de Setúbal e de artistas emergentes dos nove cursos superiores de artes.
"É a primeira vez que vai ser mostrado o trabalho que está a ser feito em nove cursos de escolas superiores. É um retrato único do que se está a passar na ilustração em Portugal", disse João Paulo Cotrim.
"Esperamos que esta festa da ilustração permita atribuir à cidade de Setúbal um papel importante na área da ilustração", acrescentou o setubalense José Teófilo Duarte, adiantando que haverá ilustrações em espaços municipais, privados e públicos, um pouco por toda a cidade de Setúbal.
Além da exposição de trabalhos na Casa da Cultura, na Galeria Municipal, Casa do Bocage, entre outros espaços municipais, a Festa da Ilustração estende-se a diversos espaços públicos, como o Largo da Misericórdia, Largo da Fonte Nova, zona da baixa setubalense, bem como a algumas lojas e bares da cidade.
Durante a apresentação do evento, José Teófilo Duarte revelou ainda que a ideia de fazer a Festa da Ilustração em Setúbal já estava em germinação há algum tempo, mas que ganhou um novo impulso com a pujança da ilustração em Portugal, após o atentado ao jornal satírico francês Charlie Hebdo.

Agência de Notícias

Comentários