Segurança Social reforça apoio às famílias em Setúbal

Segurança Social ajuda 406 famílias do distrito de Setúbal 

O Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal celebrou acordos de cooperação com instituições de solidariedade social, criando 52 novas vagas de apoio domiciliário no concelho do Barreiro, e reforça a rede de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental no distrito de Setúbal. Com os protocolos agora assinados, para sete novos centros que vão apoiar 240 famílias, e a revisão em alta de 16 já existentes que passam a apoiar 406 famílias. A Segurança Social passa a apoiar, na região, um total de 646 famílias, através das diferentes instituições. A assinatura destes acordos resulta na cobertura de respostas dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental em todos os concelhos do distrito.

Segurança Social aumenta apoio a famílias do distrito de Setúbal 
“Setúbal vai passar, assim, a dispor de uma resposta de primeira linha na prevenção de situações de risco de crianças e jovens, preservando-os em meio natural de vida”, refere a diretora regional da Segurança Social, citada pelo jornal Diário da Região. A responsável pela Segurança Social do distrito explica ainda que esta resposta "complementa os serviços existentes de apoio à família".
Ana Clara Birrento, sublinha a “aposta forte” na criação destes centros que visam a "qualificação familiar através da aquisição e do fortalecimento de competências parentais nas diversas dimensões da vida familiar, e que compreendem níveis diferenciados de intervenção de cariz pedagógico e psicossocial, de acordo com as caraterísticas e necessidades de cada caso".
Os Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental  integram três modalidades de intervenção. A ‘Preservação Familiar’ que visa prevenir a retirada das crianças ou jovens do seu meio natural de vida, ‘Reunificação Familiar’, que promove o regresso da criança ou jovem ao seu meio familiar, e o ‘Ponto de Encontro Familiar’, que trabalha a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar.
A intervenção destes Centros de Apoio Familiar "preconiza o trabalho com a família, promovendo os direitos e proteção das crianças e jovens, no seu desenvolvimento integral enquanto sujeitos", diz a Segurança Social de Setúbal. Um trabalho “fundamental” levado a cabo pelas instituições de solidariedade social, concretizado na comunidade, "por meio de equipas multidisciplinares, implicando a participação e co-responsabilização das famílias na estruturação dos percursos de vida", realça a diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal. 

Comentários