Prato de Sesimbra concorre para Melhor Arroz de Portugal

Arroz à Pescador com Marisco cozinhado  por Dona Manuela chega às semifinais 

O Snack Onda-Bar, em Sesimbra, é um dos candidatos ao prémio Melhor Arroz de Portugal 2015, com o prato Arroz à Pescador com Marisco. Com 473 votos, o restaurante de Sesimbra já conquistou o primeiro lugar no distrito de Setúbal e prepara-se agora para entrar na final do concurso que se realiza no dia 15 de Maio, sexta-feira, na Escola de Hotelaria de Setúbal. O espaço de restauração local volta a marcar presença no concurso depois de, em 2014, ter conquistado o primeiro lugar no distrito de Setúbal e a oitava posição a nível nacional. Este é um concurso com uma componente solidária: em 2014 a Unilever Food Solutions, organizadora do concurso, doou mais de cinco toneladas de arroz à Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome. Número que deve aumentar este ano. O concurso é promovido pela Unilever Food Solutions que põe à prova pratos de arroz dos restaurantes de todo o país.

Prato de arroz é especialidade do Snack Onda-Bar em Sesimbra 
Desta vez a cozinheira apresenta Arroz à Pescador com Marisco, tendo por base os produtos locais e os maricos de Sesimbra. O prato será confecionado perante um júri que irá selecionar apenas três dos sete pratos que estarão na grande final do Melhor Arroz de Portugal 2015.
A iniciativa é organizada pela Unilever Food Solutions e foi aberta a todos os restaurantes do país. Com mais de mil restaurantes inscritos, de norte a sul do país, o passatempo tem como principal objetivo encontrar os melhores pratos de arroz de Portugal.
"O peixe e o marisco estão na base dos deliciosos pratos que trazem a Sesimbra muitos apreciadores de paladares simples e autênticos, daí o nosso snack bar resolver apostar numa saborosa receita de Arroz à Pescador com marisco à moda da cozinheira e gerente do espaço D. Manuela", diz o responsável pelo Onda-Bar.
"Começa-se por fazer um refogado com cebola, alhos, tomate, azeite, caldo Knorr de peixe e ervas aromáticas. Reduz-se a caldo e volta-se a colocar ao lume. Quando ferver, adiciona-se o arroz e logo de seguida o peixe e o marisco. Rectifica-se os temperos, envolve-se e polvilha-se com coentros picados e um raminho de hortelã e... bom apetite!", diz a nota do restaurante.
Depois é comer, saborear e repetir. As votações no Arroz à Pescador com Marisco já rendera mais de 47 quilos de Arroz que serão entregues à Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Enquanto não vota poderá passar pelo Onda-Bar, na Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, e provar o prato de arroz da Dona Manuela. Aproveite esta ideia e faça bom proveito.

Melhor Arroz de Portugal 2015
Este é um concurso com uma componente solidária: em 2014 a Unilever Food Solutions, organizadora do concurso, doou mais de cinco toneladas de arroz à Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Promovido pela Unilever Food Solutions  que põe à prova pratos de arroz dos restaurantes de todo o país. O objectivo é "fomentar a aproximação do consumidor final à restauração a partir de um ingrediente tão consensual entre os portugueses. Portugal é, de resto, de longe, o maior consumidor europeu de arroz, com uma média de cerca de 17 kg per capita por ano, 4 vezes maior que a média europeia, e entre os dez pratos mais consumidos nos restaurantes portugueses, dois são de arroz: arroz de pato e arroz de marisco".
Segundo Carla de Sousa Pereira, Directora da Unilever Food Solutions, "esta é a terceira edição do concurso, que já entrou na agenda gastronómica nacional. Em 2013, participaram 1080 restaurantes e, no ano passado, este número subiu para 1503. O feedback dos restaurantes tem sido de que a participação no concurso ajuda a subir as vendas, assegurando a sua divulgação e consequente aproximação a clientes e potenciais clientes. O sucesso dos dois anos anteriores levou-nos a pensar em novas estratégias para promover a visibilidade de um número mais significativo de restaurantes e, para isso, reforçámos a componente regional do concurso".
Em 2014, o vencedor do Melhor Arroz de Portugal foi o restaurante "A Estrela da Mó", de Vila Nova de Poiares com um Arroz de Cogumelos com Coelho Campestre. O restaurante vencedor refere em entrevista: "Vencer o Melhor Arroz de Portugal 2014 trouxe uma visibilidade ainda maior ao nosso restaurante, que se refletiu numa maior afluência e variedade de clientes". É esta visibilidade que procura também a Dona Manuela para o seu Snack Onda Bar, em Sesimbra.

Agência de Notícias

Comentários