Palmela apoia Festas de Pinhal Novo com 12 mil euros

Festas Populares de Pinhal Novo apresentadas esta segunda-feira 

Com  19 anos, as Festas Populares de Pinhal Novo são já uma referência cultural a sul do Tejo e no distrito de Setúbal. São as primeiras grandes festividades da região [sempre no inicio de Junho] e movimentam milhares de pessoas e são um forte estimulo à economia local. As Festas que este ano têm como tema as "origens" terão um orçamento a rondar os 170 mil euros sendo 70 por cento desse valor conseguido por receitas próprias. A Câmara de Palmela apoia o maior evento cultural da freguesia de Pinhal Novo com um subsídio de 12 mil euros. Para a Câmara de Palmela "este é um momento de afirmação da identidade e cultura local,  sendo ponto alto do dinamismo associativo, económico e cultural da freguesia de Pinhal Novo". A apresentação oficial do programa está marcada para a próxima segunda-feira, 18 de Maio, no Mercado Municipal de Pinhal Novo. 
Festas do Pinhal  Novo realiza-se entre 5 a 10 de Junho 

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 12 mil euros, à Associação de Festas Populares de Pinhal Novo – Desenvolvimento e Cultura Local, relativo à organização da 19.ª edição das Festas Populares.
Além do apoio financeiro, "o município presta, também, um importante apoio logístico e de promoção e divulgação, indispensável à concretização do certame, nomeadamente, com a contratação da energia elétrica, no valor de 22.140 euros", explica a autarquia em nota de imprensa.
Ainda de acordo com a Câmara de Palmela, "a Associação de Festas Populares de Pinhal Novo tem, ao longo dos anos, apresentado um orçamento equilibrado, mantendo a mesma orientação este ano".  As maiores festas da região tem um orçamento global de cerca de 170 mil euros, "prevendo a Associação cerca de 70 por cento de receitas próprias para a concretização deste importante acontecimento local", refere a proposta do executivo aprovada em reunião pública.
Para o executivo da Câmara, "este é um momento de afirmação da identidade e cultura local, sendo ponto alto do dinamismo associativo, económico e cultural da freguesia, tentado manter viva a memória da cultura e das tradições caramelas e ferroviárias, sem esquecer a nova realidade de Pinhal Novo enquanto maior núcleo urbano do concelho". 
Os espetáculos [sem em variedade e qualidade], a gastronomia [onde a sopa caramela continua a rainha da Festa], o artesanato, a animação e o desporto darão corpo aos seis dias de festa que arranca a 5 Junho, uma sexta-feira e terminam a 10 de Junho, dia de Portugal. 
Ainda de acordo com a autarquia, a Associação de Festas Populares de Pinhal Novo pretende "construir um programa diversificado e abrangente de actividades, continuando a reflectir fortemente a presença e a dinâmica do movimento associativo, através do trabalho em parceria das colectividades da freguesia com a associação. Um facto que torna mais rico o evento", resume a autarquia palmelense. 
Refira-se que a autarquia já aprovou em Abril, um apoio de 22 mil euros às Festas das Vindimas, que se realizam em Setembro, na vila de Palmela. De acordo com o município esta verba "será paga em duas tranches de 11 mil euros cada. A primeira em Abril e a segunda em Agosto".
Com grande projeção cultural e turística, em todo o país, a Festa das Vindimas é "um momento alto de celebração da identidade do concelho, profundamente ligada à atividade vitivinícola", refere a autarquia de Palmela para justificar a verba de 22 mil euros de investimento público.

Apresentação do programa na segunda-feira 
A apresentação oficial da edição 19 das Festas Populares de Pinhal Novo está marcada para a próxima segunda-feira, 18 de Maio, às 18h30, no Mercado Municipal de Pinhal Novo. A apresentação irá contar com animação musical a cargo de Gonçalo Ferreira (saxofonista), os Balha ca Carroça e com Rita Santos que, mais uma vez, canta a marcha das Festas Populares de Pinhal Novo. Um hino, nunca é demais referir, às tradições caramelas e ferroviárias, afirmando-se, também, como momento privilegiado de promoção do dinamismo e das potencialidades económicas da maior freguesia do concelho de Palmela. 

Comentários