O Futuro e a Memória (re)unem-se em Alcochete

Memórias da electricidade em exposição na vila de Alcochete 

A história do caminho percorrido pela eletricidade no concelho de Alcochete e o papel desempenhado pela população local na laboração da central Tejo são os temas das duas exposições patentes na Biblioteca e na Galeria Municipal até 30 de Junho. Realizadas no âmbito da implementação do Projecto InovGrid em Alcochete, as mostras, resultantes de uma parceria entre a EDP Distribuição, a Fundação EDP e a câmara municipal. O presidente da Câmara de Alcochete enalteceu as características de investigação e desenvolvimento tecnológico que “são marca da EDP”, considerando que a parceria “vem ao encontro de preocupações com a eficiência energética e o ambiente” que a edilidade tem já, ela própria, “transformadas em programas e projetos", realça Luís Miguel Franco. 
Exposições sobre electricidade estarão parentes ate 30 de Junho 


Durante a ocasião, João Torres referiu a relação que a empresa tem com os municípios, designadamente o de Alcochete, e que “faz por manter sempre ao nível da excelência”. O presidente da EDP Distribuição salientou “a qualidade, a oportunidade e o vanguardismo do projeto InovGrid”, do qual Alcochete, pela sua proximidade com Lisboa, está a ser agora um “laboratório”.
Já o presidente da Câmara de Alcochete enalteceu as características de investigação e desenvolvimento tecnológico que “são marca da EDP”, considerando que a parceria “vem ao encontro de preocupações com a eficiência energética e o ambiente” que a edilidade tem já, ela própria, “transformadas em programas e projetos", realça Luís Miguel Franco. 
Na Biblioteca Municipal está patente a exposição intitulada “A Eletricidade em Alcochete: uma história, um futuro”. Na Galeria Municipal, no edifício da Câmara, os principais documentos são as imagens plenas de força que retratam “o trabalho desenvolvido pelos alcochetanos na descarga do carvão que alimentava a central Tejo, a fábrica de eletricidade que iluminou Lisboa. Eram homens que trabalhavam em Alcochete na salicultura, outro trabalho duro, mas que nunca diziam que não quando eram chamados a atravessar o Tejo e rumar a Belém para ganhar um salário melhor, ficando separados da família durante o tempo que fosse necessário”, refere a organização.
Os conteúdos patentes nas exposições vieram do Museu da Eletricidade e da EDP Distribuição, tendo também sido recolhidos junto da comunidade local um conjunto de depoimentos que permitiu valorizar as histórias apresentadas pelas exposições. Uma equipa da Fundação EDP Museu da Eletricidade, em estreita colaboração com a câmara de Alcochete, levou a cabo pesquisas em arquivos locais que resultaram, também, no enriquecimento do espólio agora em mostra.
As exposições foram inauguradas pelos presidentes da autarquia, Luís Miguel Franco, e da EDP Distribuição, João Torres, e ainda pelo administrador executivo da Fundação EDP, Miguel Coutinho.

Agência de Notícias

Comentários