Importância do enoturismo debatido em Fernando Pó

"Desenvolvimento da fileira enoturística acrescenta valor"

O programa da 20ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó, concelho de Palmela, reserva a manhã de sábado, 9 de Maio, para um momento de debate e reflexão, especialmente vocacionado para os vitivinicultores e outros profissionais do setor. Este ano terá como tema: a importância do enoturimo para o desenvolvimento da região. "É um tema que, neste momento, está em voga e que é uma lacuna do nosso concelho e que também nós temos a função de divulgar", conta Andreia Bento, responsável  pela Comissão da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão que hoje começa em Fernando Pó. A entrada é livre.
Importância do enoturismo discutido este sábado em Fernando Pó 
A Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão arranca esta tarde em Fernando Pó, no concelho de Palmela. Um dos destaques da programação é o colóquio deste sábado, às 10 horas, que terá como tema a “importância do Enoturismo para o desenvolvimento da região”. O  tema , que irá reunir um painel de oradores com perspetivas e experiências diversas, no que respeita à valorização do património e da atividade vinícola, associando-os à construção de oferta turística específica para um nicho de mercado cada vez mais significativo. Está prevista a participação do vereador Luís Miguel Calha, responsável pelo Turismo da Câmara de Palmela, de Mário Cravidão, do Instituto Politécnico de Setúbal, de Fátima Silva, da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, de Manuela Sampaio, da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, de José Arruda, da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, e de Jorge Humberto, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
"Pretende-se favorecer a criação de sinergias e dotar os participantes de ferramentas, conceitos e informação útil, nomeadamente, no que respeita ao acesso a fundos comunitários para investimento nesta área", diz a autarquia de Palmela.
Álvaro Amaro revelou satisfação com a escolha do enoturismo como tema central do habitual colóquio das manhãs de sábado da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, que arranca esta tarde em Fernando Pó. 
O presidente da Câmara de Palmela lembrou que o "desenvolvimento da fileira enoturística acrescenta valor" e que os próximos anos serão "decisivos para nos afirmarmos neste campo". A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, definiu, já, no seu Plano Estratégico 2015-2019, o Enoturismo como um dos contributos mais fortes da centralidade Arrábida, "em que nos inserimos, para o dinamismo e atratividade da região", concluiu o autarca.

Mostra de Vinhos começa hoje em Fernando Pó 
Na sua 20ª edição, a Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão assume-se, uma vez mais, "como a grande montra dos vinhos de qualidade produzidos nestas freguesias rurais do concelho de Palmela. Andreia Bento, da Comissão da Mostra, revelou que, pela primeira vez, a mostra e o concurso abrem as portas às adegas de todo o concelho, ultrapassando as fronteiras das freguesias de Poceirão e de Marateca, e manifestou a certeza da organização, de que o certame permite "comprovar que somos merecedores da fama que começamos a ter".
Nem só de vinho vive o fim de semana proposto pela organização. O espaço de exposição terá 26 pavilhões, 11  dos quais de vitivinicultores, onde há a possibilidade de provar e de adquirir alguns dos melhores vinhos produzidos na região, e os restantes com uma apetecível oferta de queijos, enchidos, doçaria e outros produtos de qualidade. No espaço cultural e de gastronomia, oportunidade, ainda, para provar a gastronomia local nas tasquinhas e desfrutar do programa de animação, com vários espetáculos musicais. Toy, na sexta-feira, Marisa Ramos, no sábado à noite e o Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó, no domingo, são os destaques do evento. A habitual exposição de alfaias agrícolas e maquinaria diversa completa a oferta da festa.
Destaque, também, para as visitas guiadas às adegas Fernão Pó e Casa Ermelinda Freitas, com prova de vinhos, e para a caminhada “Por Terras de Jardins de Vinhas”, que parte da Casa Ermelinda Freitas, com acolhimento e boas vindas, passa pela adega Filipe Jorge Palhoça, com prova de Moscatel de Setúbal e Fogaça de Palmela, e termina com uma prova comentada de vinhos na Fernão Pó Adega. Quem desejar, pode rematar com um almoço buffet nesta última adega, acompanhado de prova de vinhos comentada (informação e reservas: Rota de Vinhos, telefone 212 334 398/ email info@rotavinhospsetubal.com).
As entradas na Mostra têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira, e um euro ao sábado e ao domingo. Para participar nas provas, é necessário adquirir o copo oficial, que custa três euros e dá acesso à degustação de todos os vinhos disponíveis.

Artigo relacionado: Mostra de Vinhos da Marateca e Poceirão começa hoje

Comentários