Festas de São Pedro do Montijo já mexem

Amor Electro são cabeças de cartaz nas festas do Montijo 

Na reunião ordinária da Câmara do Montijo foram aprovados, por unanimidade, os pareceres prévios para a aquisição de serviços para as Festas Populares de São Pedro 2015, nomeadamente a contratação do arraial, do fogo-de-artifício e do concerto dos Amor Electro. No total, a aquisição destes serviços representa mais um apoio da câmara municipal às Festas Populares de São Pedro, na ordem dos 56 mil e 626 euros (mais iva). A cidade do Montijo volta a receber mais uma edição das Festas Populares de São Pedro, no final de Junho. Serão seis dias de uma mistura genuína entre actividades de carácter religioso e outras de dimensão profana que, ano após ano, enchem a cidade de cor, luz e muita animação. A cabeça de cartaz deste ano são os Amor Electro que encerram as festividades e ainda há os tradicionais bibes eléctricos e charangas populares que animam as principais ruas da festa.
Montijo investe mais de 56 mil euros na Festa de São Pedro 

Este ano, o valor de aquisição do arraial é de 20 mil 760 euros (mais iva), um custo superior ao ano passado pois está prevista a iluminação de mais zonas do centro da cidade: a Praça Gomes Freire de Andrade, o Passeio do Cais na Frente Ribeirinha, a Igreja de S. Sebastião e a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.
Também os serviços de pirotecnia apresentam um orçamento superior para possibilitar um fogo-de-artifício, ainda, com mais qualidade, num investimento na ordem dos 16 mil e 300 euros (mais iva).
O concerto dos Amor Electro, agendado para o dia 30 de Junho, será um dos pontos altos das Festas Populares de São Pedro. Após a fase de negociação com os representantes desta importante banda portuguesa, foi possível adquirir os seus serviços pelo valor de 19 mil 566 euros (mais iva).
No final de Junho, as Festas Populares de São Pedro trazem de volta as tradições religiosas e populares, as largadas de touros, as marchas populares, o Bibe Elétrico, entre muitos outros momentos de pura animação. Serão seis dias de atividades de caráter religioso e outras de dimensão profana, que enchem a cidade de cor, luz e muita animação. Na vertente religiosa, o dia de São Pedro (29 de Junho) é o ponto alto das comemorações com as habituais procissões.
A procissão fluvial está marcada para a tarde do dia 29 de Junho e a procissão noturna marcada para o mesmo dia pelas ruas enfeitadas da cidade. Nesse dia está marcado, na rua  Joaquim d'Almeida, o almoço pé na  areia que junta num almoço, tertúlias e moradores acompanhados pela Charanga da Alegria.
As Festas Populares de São Pedro são, no entender da Câmara de Montijo, “uma oportunidade para a população de Montijo confraternizar com outras populações, tanto de concelhos adjacentes, como de outras regiões mais afastadas, pois a longevidade destas festividades proporcionou o tempo suficiente para que a sua fama se espalhasse pelo país”.
Em Montijo, as Festas Populares de São Pedro “são também nomeadas Festas dos Pescadores. A tradição repõe alguma da verdade: a lavagem e a aspersão da classe piscatória (o povo) junto à capela do Senhor Jesus dos Aflitos (o sagrado), assumem um caráter religioso através da ritualização (mágica) em que a água retira a impureza dos corpos, tudo isto entre os sons das charangas e o estalito dos foguetes”.

  Agência de Notícias


Comentários