Festas de São Francisco arrancam esta quinta-feira

Camponeses confraternizam em São Francisco até domingo

A freguesia de São Francisco dá início ao calendário de festividades do Concelho de Alcochete com a realização da 42.ª edição das Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco que decorre de hoje a 5 de Junho. Para ver, além das tradições locais, há muita música e bailes populares. As Festas de Confraternização Camponesa, que são uma homenagem ao trabalhador rural que está associado às raízes da Freguesia de São Francisco, no concelho de Alcochete. A autarquia apoia a festa com uma verba de oito mil 640 euros. Saúl, Rebeca e Tina T. são os artistas em destaque na programação musical das Festas deste ano. 
Aldeia de São Francisco inaugura festividades de verão na região 

As Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco preservam até aos nossos dias as origens rurais da freguesia de São Francisco, mantidas ao longo dos tempos pela perseverança de um povo em manter as suas tradições.
Nos primeiros dias de Junho, São Francisco está em festa! São as tradicionais Festas de Confraternização Camponesa que enaltecem a identidade de uma população através de momentos festivos ricos em alegria e devoção.
O folclore assume nestas festividades um lugar de destaque, através da realização do Festival de Folclore, no sábado à noite, organizado pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco. No evento participam, além do rancho folclórico organizador, grupos de folclore convidados, provenientes de diferentes zonas do País.
A noite da sardinha assada é outro dos momentos altos das Festas onde a confraternização assume um carácter especial, sem esquecer as largadas de touros e os diversos espetáculos musicais que compõem a programação.
O executivo municipal de Alcochete aprovou, por unanimidade, a atribuição de um conjunto de apoios às tradicionais festas de confraternização camponesa de São Francisco que vão decorrer de 2 a 5 de Junho.
A isenção do pagamento de taxas de licenciamento, que totalizam um valor de 17 mil 32 euros  referentes à ocupação do espaço público, a atribuição da licença especial de ruído e de um apoio financeiro no valor de oito mil 640 foram os apoios aprovados para a 42.ª edição destas festividades que são já uma tradição no concelho de Alcochete.
Esta isenção - e subsídio de apoio - são uma “forma de apoio e incentivo à promoção e desenvolvimento de atividades e eventos relacionados com a dinamização da cultura, identidade local e da atividade económica de interesse municipal”, diz a autarquia. De acordo com a proposta, “estas festividades assumiram há muito um carácter de tradição no concelho de Alcochete, apresentando-se como um cartão de visita e uma verdadeira exaltação da cultura e identidade local, com inúmeras iniciativas de índole cultural, desportiva e recreativa”.
A vereadora da Cultura, Raquel Prazeres, sublinha ainda que “da parte da Associação de Festas há um grande entusiasmo e vontade de fazer diferente e de fazer mais iniciativas”.
Rebeca, que atua esta noite no palco principal às 22h30, Tina T. que sobe ao mesmo palco na sexta-feira, também às 22h30, e Saúl, que encerra as festividades no domingo às 22 horas, são os artistas em destaque na programação musical das Festas que terão ainda largadas de toiros, o almoço camponês, o festival de folclore, bailes noite dentro, zumba, uma festa da espuma, a noite da sardinha assada e muitos outros momentos de convívio e confraternização camponesa.
Organizadas desde 2003 pela Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco, estas festividades realizaram-se pela primeira vez no ano de 1973, mas têm a sua origem nas festas camponesas em honra de Nossa Senhora da Conceição dos Matos, na altura padroeira da Freguesia e dos seus camponeses.
Consulte aqui o programa das Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco

Comentários