Festa do Manel da Horta está de volta a Azeitão

Azeitão mostra sabores tradicionais este fim de semana 

A festa do Manel da Horta está de volta a Azeitão com “Tradições, Sabores e Aromas” da região da Arrábida e de Setúbal, certame a realizar nos dias 22, 23 e 24 de Maio, com gastronomia, artesanato, música, teatro e visitas turísticas. As tasquinhas gastronómicas, com queijo, mel, doçaria e sopa caramela, são presença assegurada na sexta edição do certame organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão com o apoio da Câmara de Setúbal, de entrada gratuita, a realizar no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão. O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante no certame, que disponibiliza, igualmente, jogos didáticos e ligados à sensibilização ambiental, assim como uma exposição e venda de artigos em chita e crochet.
Festa do Manel da Horta arranca esta sexta-feira em Azeitão

Os produtos hortícolas, florais artesanais e turísticos da região da Arrábida, de Setúbal e de Azeitão são também atrativos do certame no qual participam cerca de seis dezenas de expositores de venda de artesanato, bem como artistas da região, que dinamizam sessões de pintura ao vivo.
O “Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão”, que inclui provas vínicas, abre as portas no dia 22, às 16 horas, realizando-se a inauguração oficial às 20 horas. Uma hora depois, às 21 horas, há um espetáculo com o Rancho Folclórico Fazendeiros Lagameças, de Palmela.
O programa do certame inclui visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, nos dias 23 e 24, sempre às 11h30. A iniciativa, para a qual deve ser feita reserva através do número de telefone 212 199 930, inclui a prova de dois vinhos produzidos naquela adega de Azeitão.
O Manel da Horta e as suas Marias dinamizam a peça de teatro infantil “O Manel e os Amigos”, às 12 horas e às 18 horas, em sessões nos dias 23 e 24, enquanto na parte da tarde, às 15 horas, igualmente em ambos os dias, decorre um atelier de música na escola junto da casa do Manel da Horta, numa iniciativa do Espaço Descoberta.
O “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão”, que apresenta uma exposição temática sobre a luz, elaborada por alunos das escolas de Azeitão, de celebração do Ano Internacional da Luz, engloba ainda uma atividade de descida de carrinhos de rolamentos, pela Associação de Pais da Brejoeira, nos dias 23 e 24, às 15h30.
Para os mais novos, o certame proporciona também um atelier de construção de bonecos ecológicos, pelo Paladares Biológicos, igualmente nos dois últimos dias, às 17h30, que recria pedaços da vivência do antigo estilo de vida rural de Azeitão.
Além do jardim, da horta, do curral com animais e de uma mostra de antigas alfaias agrícolas, o evento conta com animação musical para todos os gostos. No dia 23, às 21h30, há baile na horta do Manel com Tradballs, enquanto no último dia, às 18h30, há uma atuação do grupo Toquivozes.
O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante no certame, que disponibiliza, igualmente, jogos didáticos e ligados à sensibilização ambiental, assim como uma exposição e venda de artigos em chita e crochet.
O “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” é também pretexto para o Museu Sebastião da Gama funcionar em horário especial. O espaço museológico está aberto no dia 23 das 11 às 13 horas e das 14 às 19 horas, enquanto a 24 está aberto ao público das 14 às 18 horas.
O recinto do certame instalado no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão funciona das 16 às 24 horas no dia 22, das 10 às 24 horas a 23 e das 10 às 21 horas a 24.

Agência de Notícias

Comentários