Feira Medieval de Alhos Vedros começa esta tarde

Alhos Vedros regressa três dias ao reinado de D. Dinis e Dona Isabel 

A partir de hoje, dia 27 de Maio, a vila de Alhos Vedros (Parque das Salinas e zona envolvente) regressa ao passado, à época dos réis e princesas, à época dos duelos e da burguesia, do clero e do povo que vinha vender e comprar às grandes feiras das vilas com foral. A 9ª edição da Feira é dedicada ao Rei D. Dinis e à Rainha Dona Isabel.  A Feira Medieval de Alhos Vedros distingue-se pela diversidade do seu programa, com destaque para os torneios e os desfiles. A Feira Medieval, que ano após ano atrai cada vez mais visitantes, apresenta um programa vasto e diversificado com combates e torneios, animação circense, música, danças palacianas e danças orientais, aves de rapina e cobras, tasquinhas, artesanato nacional, desfiles, jogos medievais, cães, música,  teatro de marionetas e muito convívio nos palcos e nas tabernas. A animação histórica só acaba domingo e merece a sua visita.
Feira Medieval faz recuar Alhos Vedros na história  

A Feira Medieval, que começa esta sexta-feira, transporta a vila de Alhos Vedros [e de todos que a visitem] ao tempo de D. Dinis e Dona Isabel que por lá andou nos idos anos de 1300. Pelo burgo da vila antiga haverá cantigas de bem e mal dizer, tambores e comidas de outros tempos. Moedas antigas, lutas e glórias dos cavaleiros de aquém e além mar. Feiras, mulheres que adivinham o futuro e todas as personagens – reais e imaginárias – que marcaram o reinado do rei que ficou conhecido na história como O Lavrador. E a Rainha... conhecida pelo milagre das rosas.
A arena do torneio, o acampamento berbere, o palco do Foral, as tabernas e o espaço do artesanato vão estender-se entre o Largo da Igreja, o Largo da Festa, o Parque das Salinas, o Largo da Misericórdia e a Rua 5 de Outubro.
Promovida pela Associação Cultural História e Património Alius Vetus, com o apoio da Câmara da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, entre outras entidades, esta Feira Medieval tem vindo a afirmar-se e hoje é já uma referência, quer pelo diversificado programa que apresenta e pelo número de artistas que envolve mas também pelo número crescente de público que atrai.
A Feira Medieval de Alhos Vedros distingue-se pela diversidade do seu programa, com destaque para os torneios e os desfiles. As atividades têm início às 14 horas desta sexta-feira, com animações destinadas às crianças das escolas do concelho e dos concelhos vizinhos: acampamento medieval, acampamento berbere do Alcaide e os seus camelos, animais da “Fazenda dos Animais”, jogos medievais, cães, música, animação de rua, dança e teatro de marionetas. A festa prossegue pela noite dentro no palco do parque, nas tabernas e no palco do Foral.
Destacam-se igualmente, nos dias 28 e 29, as atividades que decorrem na arena do torneio, às 17 e 18 horas e 22 horas (28 de Maio) e às 18 horas (29 de Maio), bem como os desfiles e volta ao burgo, nos dias 27 e 28, a partir das nove da noite, e no dia 29, às 16h30 e às 21 horas. A feira nas tabernas e tendas dos mercadores abre todos os dias a partir das 13 horas e a animação é garantida ao longo de todo o dia.
Do programa, destaca-se também para a participação especial da CERCIMB, com a apresentação de uma encenação sobre o milagre das rosas, integrada no tema da feira, com o título “Nós no Milagre”, esta noite pelas 21 horas, no espaço exterior da Biblioteca Municipal, seguida da apresentação de uma peça de teatro musicado, pelo Agrupamento de Escolas José Afonso, “Volta a Portugal”, às 22 horas. 
A entrada [e a animação] é gratuita e espera por si até às últimas horas de domingo.

Agência de Notícias







Comentários