Alcácer do Sal apoia vinda de médicos cubanos

Faltam, pelo menos, mais quatro médicos no concelho 

A embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Ruth Tablada de la Torre, agradeceu ao presidente da Câmara  de Alcácer do Sal, Vítor Proença, o acolhimento e o grande apoio dado aos médicos cubanos na sua instalação no concelho e na região do Alentejo Litoral. Johana Ruth Tablada de la Torre esteve em Alcácer do Sal a convite do executivo municipal e ouviu o autarca dizer que a autarquia do distrito de Setúbal irá "continuar a apoiar os médicos cubanos com a sua instalação, alojamento e transporte". De acordo com Vítor Proença, "faltam quatro médicos" no concelho que também poderão chegar de Cuba já no fim do verão.
Embaixadora de Cuba visitou Câmara de Alcácer do Sal 

Nas boas-vindas à embaixadora de Cuba, o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que também preside à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira), disse que “o município vai continuar a apoiar os médicos cubanos com a sua instalação, alojamento e transporte, no âmbito do acordo entre o Estado Português e o Governo de Cuba”. Vítor Proença referiu que Alcácer do Sal necessita de, pelo menos,“mais quatro médicos”, dando conta à embaixadora da reunião que teve no dia 8 de Abril com o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, onde pediu soluções para a enorme carência de médicos de Medicina Geral e Familiar na região do Alentejo Litoral e, concretamente, no concelho de Alcácer do Sal.
A embaixadora de Cuba fez um ponto de situação das negociações com o Governo para a vinda de mais médicos cubanos para Portugal. Johana Ruth Tablada de la Torre disse que, “possivelmente na primeira semana de Junho, o júri português responsável pela seleção dos médicos deslocar-se-á a Cuba e após todo o processo poderão vir para Portugal, no mês de Setembro, mais clínicos cubanos”.
A embaixadora teve ainda oportunidade de assistir a um filme sobre Alcácer do Sal, afirmando tratar-se de uma “região com todas as condições para se afirmar nos vários setores”.
A diplomata foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara e restante executivo, pelo Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes das Juntas de Freguesia.
Após a receção, a embaixadora de Cuba visitou a Cripta Arqueológica do Castelo, património que elogiou classificando-o como um dos locais mais bonitos que já visitou em Portugal.

Agência de Notícias

Comentários