'Setúbal Mais Bonita' aceita inscrições até 17 de Abril

Setúbal é pioneira de um dos maiores projetos de participação cidadã no país 

As inscrições para participação na quinta edição do projeto municipal “Setúbal Mais Bonita”, através da apresentação de propostas de intervenções ou como voluntários, já se encontram a decorrer. A iniciativa, assente no espírito da participação cidadã, traduzido no contributo de milhares de pessoas ao longo das várias edições, realiza-se nos dias 5, 6 e 7 de Junho, com dezenas de ações de requalificação do espaço público. Durante três dias, voluntários arregaçaram as mangas e, com materiais fornecidos pela Câmara Municipal, juntas de freguesia e por muitas empresas do tecido empresarial do concelho, criam, reparam e embelezam centenas de espaços públicos espalhados pelo município, incluindo estabelecimentos de ensino.
Projeto de voluntariado vai tornar Setúbal mais Bonita em Junho  

"Os cidadãos ou entidades podem fazer sugestões de intervenções a realizar no concelho, em que se incluem pinturas de muros e edifícios, beneficiação e plantação de espaços verdes, reabilitação de mobiliário urbano e recolha de detritos, entre outras", explica a autarquia de Setúbal, a promotora do evento.
Quem pretender apresentar propostas de intervenção do género pode fazê-lo até 17 de Abril. Para tal deve identificar-se, indicar contactos pessoais e referir o tipo de ação a executar e o local, podendo anexar fotos.
As sugestões são depois analisadas pelos serviços municipais e sujeitos a triagem, para formar uma listagem final com a indicação das intervenções a realizar nesta campanha da Câmara Municipal de Setúbal, que conta com diversos apoios mecenáticos.
"Olhem à vossa volta, para a rua onde residem, para o local onde estudam, para o sítio onde trabalham, para o espaço onde se situa a sede do vosso clube ou associação, e pensem numa ação que possa melhorar o aspeto desses mesmos locais… muitas vezes parece longe do nosso alcance ou nem sequer pensamos que a mudança pode depender de nós próprios...", explica a autarquia.
Podem apresentar uma proposta de intervenção para um determinado local, identificando as necessidades em termos de materiais para essa ação; "por exemplo, a pintura da fachada da vossa sede ou de um muro, o arranjo do mobiliário urbano no jardim perto da vossa residência, ou a limpeza de zonas circundantes".

Voluntários podem inscrever-se até ao fim de Maio 
Quanto aos interessados em participar como voluntários podem inscrever-se até 31 de Maio, indicando nome completo, data de nascimento e NIF – elementos necessários para efeitos de seguro –, bem como contactos telefónico e de correio eletrónico. Devem referir os dias e horários em que estão disponíveis e a preferência por alguma freguesia ou tipo de trabalho.
As inscrições dos proponentes de ações e dos voluntários devem ser feitas através do endereço setubalmaisbonita@mun-setubal.pt, na receção dos Paços do Concelho ou nas juntas de freguesia.
"O primeiro dia do “Setúbal Mais Bonita”, uma sexta-feira, é dedicado à comunidade escolar, com intervenções em diversos estabelecimentos de ensino, enquanto no sábado e no domingo seguintes a iniciativa está aberta à participação da população para as ações a efetuar um pouco por todo o concelho", diz a autarquia sadina.
A "Setúbal Mais Bonita" chegou em 2011 e veio para ficar, envolvendo ativamente milhares de munícipes em centenas de ações de requalificação e embelezamento de espaços públicos. De Azeitão às Praias do Sado, passando pelas freguesias urbanas, milhares de cidadãos já quiseram contribuir ativamente para que Setúbal fique um concelho ainda mais agradável para se viver.

Agência de Notícias

Comentários