Setúbal inaugura melhor pista de BMX do país

"Um passo importante para o desenvolvimento desportivo" 

Uma das mais modernas pistas de BMX do País, com características para receber provas internacionais, foi inaugurada no feriado do 25 de Abril, em Setúbal. Dezenas de atletas de várias equipas portuguesas e espanholas participaram na inauguração da nova Pista Municipal de BMX, localizada ao lado do Parque Verde da Bela Vista. Com uma área total com mais de 11 mil metros quadrados, esta é a oitava pista de BMX em Portugal e, na ótica do presidente da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, “talvez a melhor do País”. A obra custou cerca de 60 mil euros. 
Pista de BMX foi inaugurada no dia 25 de Abril 


O projeto teve origem depois de munícipes manifestarem junto da Câmara Municipal, no âmbito do projeto de participação cidadã “Ouvir a População, Construir o Futuro”, uma lacuna no concelho de equipamentos desta natureza.
Para a implementação do projeto, um investimento estimado na ordem dos 60 mil euros, a Câmara de Setúbal, numa parceira com a Junta de Freguesia de S. Sebastião, teve a colaboração da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
A autarquia contou igualmente com o empenhamento e o envolvimento próximo do Núcleo de Bicross de Setúbal e do BMX Clube de Setúbal, que contribuíram para a elaboração do traçado e pormenores técnicos da pista, bem como do Regimento de Engenharia n.º 1 do Exército, responsável pela maioria dos trabalhos de terraplenagem.
A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, sublinhou na cerimónia de inauguração que a nova pista, uma demonstração da “força geradora de progresso que é o Poder Local Democrático”, representa “um passo importante para o desenvolvimento desportivo desta vertente do ciclismo e coloca Setúbal no mapa do BMX nacional”.
A pista, construída em terra batida, como é característico dos circuitos destinados à prática do BMX, tem um traçado com 350 metros, curvas “verticais” que atingem alturas de quatro metros e várias rampas para saltos, entre os quais o maior chega a atingir nove metros de distância entre cumes.
A autarquia vai celebrar em breve um protocolo com o Núcleo Bicross de Setúbal para a gestão do espaço.

Agência de Notícias

Comentários