Pinhal Novo transforma caixas de electricidade em arte

EDP Distribuição com “INdiferentes” apostam na Arte Urbana

Estão abertas até ao fim do mês as inscrições na para a segunda edição do INart’s, um evento organizado pel’Os Indiferentes [uma Associação Juvenil de Pinhal Novo] e que conta com o apoio da EDP Distribuição. Este ano, explica a organização, "o INart’s vai deixar pintados cerca de três dezenas de armários de distribuição de eletricidade instalados no centro da Vila de Pinhal Novo. O município de Palmela está também entre os apoiantes desta iniciativa, que surge integrada na programação do Março a Partir, o mês da Juventude em Palmela.  "A ideia de tentar dar a possibilidade aos artistas locais de pintar os armários de eletricidade da EDP foi buscá-la à prática que, de há alguns anos a esta parte, vem sendo aplicada pelo Gabinete municipal da Juventude em Setúbal", diz a Associação Juvenil Indiferentes. 
Indiferentes levam arte para as ruas de Pinhal Novo 

A arte urbana vai chegar ao centro da vila de Pinhal Novo e promete transformar as "cinzentas" caixas de electricidade em pequenas obras de arte. A ideia nasceu do Grupo INdiferentes, [uma Associação Juvenil sediada em Pinhal Novo], que foi bater à porta da EDP Distribuição em Março deste ano. Na ideia levavam a ousadia de querer "pintar" caixas de electricidade e trouxeram certezas de que será possível. A EDP Distribuição deu a sua aprovação à iniciativa, salvaguardando obviamente a necessidade de que se garantisse a segurança de pessoas e equipamentos. Foi neste sentido que, após uma breve reunião que juntou em Setúbal dirigentes do Grupo com responsáveis locais da empresa. Empresa e jovens visitaram, no inicio deste mês, os locais onde se encontram os armários a intervencionar. Quase todos espalhados pela Avenida Alexandre Herculano e pela Praça da Independência.
Para que os armários da EDP Distribuição, no Pinhal Novo, se transformem em obras de Arte basta esperar que os artistas peçam mais informação e o regulamento para grupo.indiferentes@gmail.com e enviem os
projetos de intervenção, que serão depois avaliados e, se eleitos, executados.
"A EDP Distribuição garantirá o acompanhamento de todo o processo para que a segurança seja parte do processo", disse fonte oficial da empresa ao ADN.
O Grupo INdiferentes é uma associação juvenil sediada em Pinhal Novo e tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para questões sociais e culturais e dinamizar a região. "A ideia de tentar dar a possibilidade aos artistas locais de pintar os armários de eletricidade da EDP foi buscá-la à prática que, de há alguns anos a esta parte, vem sendo aplicada pelo Gabinete municipal da Juventude em Setúbal", diz a associação.
O projeto é desenvolvido no âmbito do programa "Março a Partir ", Mês da Juventude em Palmela.


Comentários