'Nosso Bairro' celebra três anos na cidade de Setúbal

Três anos a dinamizar operações de beneficiação de habitações e atividades culturais

Os moradores dos bairros abrangidos pelo “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, participam no dia 28 de Abril, pelas 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão pública que assinala o terceiro aniversário deste programa. Com o lema “3 anos de organização de moradores”, o encontro exalta a participação ativa dos moradores das zonas intervencionadas pelo programa municipal, concretamente os bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas. A união de esforços em torno de uma causa comum é o desígnio deste programa comunitário, que, ao longo de três anos, "já dinamizou várias operações de beneficiação de habitações e atividades que promovem o convívio multicultural", diz a autarquia de Setúbal em comunicado. 
Projeto  tem mobilizado centenas de jovens dos bairros carenciados 

A sessão, com início marcado para as 17 horas, conta com as atuações do grupo de dança “Mudar o Olhar” e do grupo musical “Os Paganinus”, momento que antecede a intervenção do vereador da Câmara Municipal de Setúbal Carlos Rabaçal, relativamente à forma como tem decorrido o programa e qual o seu impacto junto das comunidades.
Segue-se um debate relativo às próximas iniciativas promovidas pelos moradores, nomeadamente as propostas apresentadas no âmbito do 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade. As intervenções ficam a cargo dos relatores, eleitos pelos restantes moradores, em representação do bairro.
A sessão inclui ainda o visionamento de um filme relativo aos três anos passados desde a criação do programa, a que se seguem intervenções do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.
A união de esforços em torno de uma causa comum é o desígnio do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, que, ao longo de três anos, "já dinamizou várias operações de beneficiação de habitações e atividades que promovem o convívio multicultural", informa a autarquia sadina.
A sessão pública a realizar no dia 28 é mais um exemplo do espírito de intervenção ativa que está a ser desencadeado pela população no âmbito do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, um "programa que assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo", explica a Câmara de Setúbal, a promotora do programa.
O empenhamento ativo dos moradores dos cinco bairros já permitiu, ao longo destes anos do programa, ao nível da requalificação dos espaços comuns e públicos, a pintura e reabilitação de perto de quarenta edifícios, a pintura de trinta interiores de escadas e a restrição de acesso em 23 prédios.
Além da plantação de árvores e da recuperação de canteiros, foram dinamizadas 77 ações de promoção cultural, entre as quais são maiores exemplos as iniciativas “Férias no Bairro” e “Festival Mudar o Olhar”, a par de ações de sensibilização diversas, atividades desportivas e festas populares.
Ao nível das ações geradoras de participação, a realização de mais de cem reuniões com grupos de moradores voluntários fomentou a criação de várias comissões de acompanhamento para iniciativas comunitárias, assim como o aparecimento de dois grupos juvenis, o “Mudar o Olhar”, na Bela Vista, e “Atitude”, nas Manteigadas.

Projeto já ajudou seis mil pessoas  
O resultado do processo organizativo no território “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, com 153 edifícios, 1592 habitações sociais, das quais 423 são privadas, e onde residem, aproximadamente, seis mil pessoas, a mudança de paradigma gerou a realização de 652 reuniões, com 2898 participações e 307 interlocutores eleitos.
O programa assenta na premissa de que toda a ação deverá ser protagonizada pelos próprios, ou seja, deverá ser geradora de participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.
“Este é um trabalho colossal realizado em apenas três anos”, realçou a presidente da Câmara de Setúbal, num plenário com moradores no início do ano. “Esta atitude dá-nos confiança para o que aí vem e a certeza de que o futuro pode e já está a ser transformado com este trabalho conjunto”, explicava a autarca.
Maria das Dores Meira afirmou que a continuidade do caminho de mudança impulsionado por este “programa único em todo o País” deve ser feita com “a participação de todos” e com a convicção de que a transformação desejada não é alcançada somente com o trabalho camarário.
“Acreditamos nos moradores. São vocês os protagonistas deste que é um enorme processo de participação dos cidadãos na gestão pública. A Câmara Municipal de Setúbal limita-se a criar condições para que tudo isto possa ser uma realidade”, realçou a autarca.

Agência de Notícias




Comentários