Montijo vai ter Plano para Integração dos Imigrantes

Câmara quer integrar imigrantes no concelho 

A Câmara do Montijo aprovou por unanimidade, na última reunião de câmara, um protocolo de parceria com o Centro de Estudos para a Intervenção Social tendo por objetivo a elaboração de um Plano para a Integração dos Imigrantes no Concelho do Montijo. De acordo com vereadora da Ação Social, “dispomos, desde há vários anos, de um Centro Local de Apoio à Integração dos Imigrantes. Tendo por base o trabalho que desenvolvemos, o Alto Comissariado para as Imigrações desafiou-nos a apresentar uma candidatura que foi aprovada, no valor de 10 mil euros, com um valor financiado de 95 por cento”, disse Maria Clara Silva.
Montijo com plano para integração dos imigrantes no concelho 

Esta iniciativa teve por base uma candidatura a fundos comunitários do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, como explicou a vereadora Maria Clara Silva.
“Atendendo a que já trabalhámos com o Centro Local de Apoio à Integração dos Imigrantes na elaboração do Perfil das Mulheres e Homens Imigrantes no concelho, bem como, no Diagnóstico de Igualdade de Género na Câmara Municipal de Montijo entendemos ser este o parceiro estratégico para connosco elaborar este plano municipal”, garantiu a vereadora.
Segundo a autarquia, para a elaboração do diagnóstico prévio ao Plano para a Integração dos Imigrantes no Concelho Montijo "têm decorrido várias iniciativas, como a recolha dos indicadores oficiais disponíveis e o lançamento de questionários junto de entidades e instituições públicas e privadas nos vários domínios da nossa vida comunitária, como a saúde, a educação, entre outras, para obtenção de melhor informação quantitativa", diz Maria Clara Silva.
Nos dias 3 e 9 de Março realizaram-se grupos de discussão com os seguintes temas: “Educação, Formação e Mercado e Trabalho”, “Precariedade, Riscos e Respostas Sociais” e “Participação e Cidadania”. Estes grupos de discussão "contaram com a participação das várias entidades presentes no concelho em cada uma destas áreas, bem como com a presença de alguns imigrantes e permitiram completar a avaliação com indicadores de natureza qualitativa", refere a autarca.
No dia 18 de Março realizou-se um grupo de discussão destinado apenas a pessoas imigrantes para levantar, junto dos interessados, as necessidades mais sentidas e recolher propostas de intervenção. No dia 31 de Março foram realizadas visitas e reuniões com os executivos das juntas de freguesia de Canha, Pegões e da União das Juntas de Freguesias do Montijo/Afonsoeiro.
A 14 de Abril foi apresentado ao grupo de trabalho Imigrantes da Rede Social do Conselho Local de Ação Social e de Saúde do Concelho de Montijo, o draft do plano para discussão e aprovação. O mesmo foi entregue, no dia seguinte, ao Alto Comissariado para as Imigrações. A versão final será apresentada em Junho em data ainda a fixar.

Agência de Notícias

Comentários