Alunos acompanharam autarcas de Sesimbra

Jovens perguntam por escola secundária de Quinta do Conde

À semelhança de anos anteriores, vários alunos de escolas participantes na 12ª Assembleia Municipal de Jovens, em Sesimbra, acompanharam o trabalho desenvolvido pelos órgãos autárquicos. Estas experiências fizeram parte do projeto Eleito Por Um Dia, e tiveram como objetivo "dar a conhecer as competências e importância de cada órgão nos destinos do concelho", explica a autarquia em comunicado. Neste âmbito, alguns alunos assistiram pela primeira vez a uma reunião da Câmara Municipal, durante a qual o presidente do município, Augusto Pólvora, explicou como é constituído o executivo, as suas funções e como são discutidos e aprovados os vários assuntos. O Eleito Por Um Dia é mais um contributo importante para a elaboração das propostas que as várias bancadas irão apresentar na reunião da 12ª Assembleia Municipal de Jovens que terá lugar no dia 9 de Maio, na Escola Básica de Sampaio. Este ano o projeto tem como tema O Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo.
Assembleia Municipal de Jovens realiza-se a 9 de Maio

A reunião contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Odete Graça, que se fez acompanhar de alguns alunos, entre os quais a presidente da 12ª Assembleia Municipal de Jovens, Inês Mendes, que se mostrou preocupada com o impasse em torno da construção de uma escola secundária na Quinta do Conde.
"Gostaria se saber qual é o ponto da situação em relação à nova escola secundária", questionou a aluna.
Em resposta à preocupação manifestada pela jovem, a vereadora do pelouro da Educação da Câmara Municipal, Felícia Costa, sublinhou que «a construção de uma nova escola secundária é há muito uma ambição da Câmara de Sesimbra e da população de Quinta do Conde, e é uma luta que todos temos de continuar a travar, para que o Governo se decida a construir este equipamento, porque esta é uma competência sua", afirmou a autarca.
Na reunião estiveram ainda três alunos da escola Básica Integrada da Quinta do Conde, que ficaram a par das funções do presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora.
"Não fazia ideia como eram tomadas as decisões e isto ajudou-me a ficar mais esclarecido acerca do trabalho da Câmara Municipal", adiantou José Basto, aluno da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, que afirmou ainda estar "muito satisfeito por acompanhar o trabalho do presidente da Câmara" e por participar na Assembleia Municipal de Jovens, que me tem proporcionado experiências bastante positivas".
O Eleito Por Um Dia é mais um contributo importante para a elaboração das propostas que as várias bancadas irão apresentar na reunião da 12ª Assembleia Municipal de Jovens que terá lugar no dia 9 de Maio, na Escola Básica de Sampaio. Este ano o projeto tem como tema O Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo.

As Cores da Cidadania
A Assembleia Municipal de Jovens tem como objetivo "fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação, através do desenvolvimento da sua personalidade e formação do caráter, e proporcionar-lhes um maior conhecimento da realidade local e das instituições democráticas", diz a presidente da Assembleia Municipal.
A iniciativa também tem sido destacada como um bom exemplo de promoção da cidadania, e é uma referência nos projetos educativos das escolas do concelho.
No âmbito da Assembleia Municipal de Jovens realiza-se a 8.ª edição do concurso As Cores da Cidadania. A iniciativa destina-se aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico de 14 escolas do concelho, e pretende promover a realização de trabalhos inéditos nas áreas da poesia, composição e desenho, alusivos à mesma temática da Assembleia Municipal de Jovens.
Os vencedores de cada uma das áreas serão conhecidos no dia 9 de Maio, em cerimónia a realizar na Sala Multiusos da Fortaleza de Santiago.
O concurso As Cores da Cidadania tem como principais objetivos "aprofundar o conhecimento e o espírito crítico da vivência em sociedade, incentivar o sentido artístico e literário, e sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes", conclui a autarquia.
Em doze anos de existência, a Assembleia Municipal de Jovens envolveu mais de 700 alunos e dezenas de professores de vários estabelecimentos de ensino do concelho de Sesimbra.

Comentários